“Para se manter nesse mercado é preciso muito estudo”

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  FUNENSEG

Para o anfitrião do Congresso, o evento contribuiu para a valorização do corretor de seguros em Goiás e o fortalecimento do mercado local

Ele ingressou no mercado de seguros em 2002 e, desde 2008, ocupa cargos de Diretoria no Sindicato dos Corretores de Seguros de Goiás (Sincor-GO). Formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e no MBA em Seguros e Resseguro oferecido pela Escola Nacional de Seguros, Henderson de Paula Rodrigues assumiu a Presidência do Sincor-GO em julho de 2016, quando o então presidente, Joaquim Mendanha, foi nomeado superintendente da Susep.

Casado e pai de dois filhos, Henderson vem aprimorando importantes projetos do Sindicato, como o Café e Seguros, que, em 2017, teve como temática central o tripé inovação, tecnologia e empreendedorismo. O ciclo de debates passou por quatro cidades do interior de Goiás até chegar a Goiânia e serviu como preparação para o 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros.

Em entrevista exclusiva ao Acontece, o anfitrião do maior encontro de Corretores de Seguros do País falou, entre outros assuntos, sobre a qualificação da categoria e a relação do Sincor-GO com a Escola Nacional de Seguros.

Sabemos que um congresso nacional de Corretores de Seguros demanda muito planejamento e trabalho. Como foi o processo de estruturação do evento?

Desde o encerramento do 19º Congresso Brasileiros dos Corretores de Seguros, em Foz do Iguaçu, quando foi definido que Goiânia iria sediar a 20ª edição do evento, o sentimento foi de responsabilidade e alegria. Desde então, procurei me inteirar ao máximo sobre vários aspectos relacionados à realização de um evento desse porte, ciente de sua importância para a categoria como uma oportunidade de atualização profissional e também como um espaço de debate de novas ideias e de questões urgentes para os corretores de todo o País.

Agradeço aos colegas do Sincor-GO, que se esforçaram muito para receber os visitantes da melhor maneira possível, e também aos membros de sindicatos, autarquias e associações do mercado de seguros de todo o Brasil, que nos ajudaram a construir um evento como a categoria merece. Mas esse encontro teve algo de mais especial ainda: há exatos 20 anos, Goiânia sediou pela primeira vez o congresso nacional da categoria, uma honra que muito contribuiu para a valorização do corretor de seguros em Goiás e o fortalecimento do mercado local.

Qual a sua avaliação sobre esse 20º Congresso Brasileiros dos Corretores de Seguros?

Acredito que foi um encontro histórico. A participação em massa da categoria foi algo inspirador para todos os envolvidos na realização do Congresso. Das palestras e debates às oficinas, vimos profissionais orgulhosos de suas carreiras e sedentos pela oportunidade de se conectar com o novo, com a possibilidade de se integrar a profissionais de todo o País e que atuam em diversos ramos do seguro.

O debate central do Congresso, “O Seguro na Era Digital”, contou com palestrantes gabaritados do mercado e foi muito bem recebido pelos participantes, pois trata-se de uma discussão contemporânea, urgente, que afeta a todos, do iniciante ao veterano, do corretor mais modesto ao grande empresário.

Nesse ano, a Escola Nacional de Seguros trouxe uma novidade para o evento, que foram as oficinas sobre canais digitais ministradas aos participantes. Qual a sua opinião sobre essa iniciativa?

O tema do congresso, “O Seguro na Era Digital”, já evidencia o quanto este assunto é relevante, um desafio do qual não podemos nem devemos fugir. A Escola Nacional de Seguros, como sempre, segue à frente neste debate. A iniciativa das oficinas sobre canais digitais, com subtemas diversos como o posicionamento eficaz na Internet ou o fenômeno do digital influencer, entre outros, mostrou-se bastante exitosa.

Como foram estruturadas em grupos menores, essas oficinas permitiram aos participantes explorar, de forma mais prática e intimista, suas dúvidas sobre como se inserir nessa nova realidade, sobre como usar as novas tecnologias a favor do corretor de seguros. Foi uma iniciativa muito feliz.

Outra novidade que a Escola apresentou no Congresso foi o primeiro MBA em Seguros na modalidade a distância. De que maneira você acredita que o curso poderá contribuir para o desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, da indústria de seguros?

Nem todos os corretores de seguros, infelizmente, podem se afastar do seu círculo de trabalho ou de suas famílias para um curso de aprimoramento profissional de longa duração como uma pós-graduação. Portanto, o MBA em Seguros a distância apresentado pela Escola Nacional de Seguros só reforça o quanto essa instituição louvável é sintonizada com as necessidades dos profissionais da área, democratizando a educação especializada para o aluno de qualquer lugar do Brasil, ou até de outros países. Essa é uma forma essencial de contribuir para uma indústria de seguros moderna, responsável, que atua na legalidade e conectada com seus clientes, cada vez mais exigentes.

Como você vê o atual nível de qualificação dos profissionais de seguros, em especial os corretores?

Antigamente, a expertise em vendas era a porta de entrada para os profissionais da área, mas, embora isso ainda seja importante, para se manter nesse mercado é preciso muito estudo. Uma qualificação profissional sólida é necessária em todos os aspectos, tanto no contato com o cliente quanto na gestão do negócio.

A nova geração já está ingressando no mercado com esse foco na qualificação e o curso de formação de corretores oferecido pela Escola, pode ser complementado em congressos, encontros, oficinas, graduações e pós-graduações. Os mais experientes e que querem se manter competitivos também estão agarrando as oportunidades para se aprimorar. A conscientização sobre a necessidade da qualificação profissional é cada vez maior no nosso meio.

A Escola mantém uma Unidade na cidade de Goiânia. Fale um pouco sobre a relação dela com o Sincor-GO, principalmente no tocante a ações em parceria visando à capacitação da categoria.

A implementação dessa Unidade da Escola Nacional de Seguros em Goiânia foi um divisor de águas para o cenário local, estimulando a formação de novos corretores de seguros e contribuindo em ações diversas para complementar a qualificação profissional dos filiados. O Sincor-GO atua em parceria com a Escola, o curso de formação de corretores, por exemplo, funciona nas instalações da sede do sindicato.

Mas a nossa cooperação também engloba a realização de palestras, estágios e encaminhamento de jovens ao mercado de trabalho, o que é primordial para quem está começando a carreira, entre outras iniciativas. A parceria entre o Sincor-GO e a Escola também se dá em várias atividades que promovemos, como o ciclo de debates Café e Seguros, já em sua segunda edição, que contemplou a capital e também as sedes das diretorias territoriais no estado de Goiás.