5 dicas de marketing para pequenos empreendedores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Hakim

5 dicas de marketing para pequenos empreendedores

Estratégias simples podem impulsionar os negócios e angariar clientes

Fazer marketing para negócios de pequeno porte é sempre um grande desafio. Não porque as estratégias realmente sejam complicadas, mas porque existem ainda muitas dúvidas sobre as ferramentas disponíveis (e de baixo custo) para esse tipo de negócio. Entretanto, com um investimento não muito alto é possível fazer ações muito interessantes e que surtem bons resultados.

Combinar estratégias on e offline é o caminho mais indicado para quem está começando esse caminho do marketing. Isso porque ambas as formas geram bons resultados e são perfeitas para alcançar públicos de diferentes perfis e interesses, o que amplia o alcance das campanhas e otimiza os resultados a serem produzidos.

“As mídias impressas, hoje em dia, são mais raras e nem sempre as empresas investem nisso. No entanto, elas têm um caráter mais atencioso e especial, sendo uma ótima oportunidade para agradar até mesmo os clientes mais exigentes”, afirma Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br), presente há 50 anos no mercado gráfico.

Materiais promocionais

A mais clássica das estratégias de marketing é ainda hoje uma das mais eficientes. Ter um bom material gráfico é fundamental para poder atender aos seus clientes de forma próxima. Cartões de visita criativos, papel timbrado, blocos de anotações, calendários. “Tudo isso pode ser personalizado e criado diretamente no nosso site porque utilizamos a tecnologia web to print, no qual o próprio usuário consegue entrar no sistema e customizar os templates de acordo com as suas preferências”, conta Marcelo.

Também vale a pena investir em material de papelaria, porque isso é uma ótima forma de transmitir mais confiabilidade e segurança aos clientes. Receber uma correspondência em papel timbrado, com envelope personalizado, é um diferencial enorme em pequenos empreendedores.

Redes sociais

Uma forma barata e eficiente de alcançar mais pessoas é através de redes sociais. Crie uma página oficial no Facebook e mantenha sempre atualizada, com uma periodicidade fixa de posts. Coloque todas as informações de contato, link para site e não se esqueça de sempre checar as mensagens – as redes sociais podem também ser uma boa forma de interagir com os clientes e responder dúvidas diversas.

Postura adequada

Preste muita atenção no conteúdo que será publicado. Não compartilhe ideias e gostos pessoais, porque isso pode afastar clientes. Lembre-se de que é uma página profissional e que deve, portanto, ater-se somente a conteúdo de interesse. É sempre válido compartilhar coisas de assuntos afins ao seu negócio, mas é essencial checar a veracidade da informação e a reputação da página a partir na qual foi criada a publicação.
Por exemplo: se você tem uma loja de roupas infantis, é interessante compartilhar coisas de revistas de orientação para país, como a Crescer, ou mesmo de programas educativos, como a programação da TV Cultura.

Atendimento

Um bom atendimento é fundamental para agradar aos clientes. Isso não se refere somente ao dia a dia ou ao retorno sobre perguntas. É importante ter sempre pessoas capacitadas para sanar as dúvidas que surgirem.
Também é fundamental ter o máximo possível de canais de comunicação: telefone, e-mail, redes sociais e Whatsapp. Lembre-se de sempre responder as mensagens, mesmo que não tenha a resposta no momento, para que o tempo de resposta seja sempre curto.

UGC

O User-generated content (UGC) é o conteúdo gerado pelo usuário que é usado a favor de sua marca. Estimular os clientes a postarem fotos com seus produtos, compartilhar posts de elogio e fazer promoções que exigem a postagem pessoal são algumas das formas de gerar UGC e são uma estratégia de marketing muito eficiente.

Esse tipo de conteúdo tem a vantagem de ser uma forma gratuita de aumentar muito o seu alcance. Pense da seguinte forma: quando uma pessoa posta uma foto de seus produtos no Facebook, você tem o alcance disso na sua página e o alcance do próprio usuário em seus amigos. Aos poucos, você percebe que a quantidade de curtidas aumenta junto com o número de seguidores da página.