Brasil,

A importância de feedbacks positivos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caíque Fernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Existe uma palavra na vida de quem trabalha em grandes corporações que gera um arrepio, falta de ar e taquicardia: feedback. E algo que deveria ser simplesmente uma devolutiva sobre o desempenho que estamos tendo, torna-se um momento de estresse e desconforto, porque associamos essa palavra a um momento no qual seremos criticados, e teremos nossas deficiências expostas.

E feedbacks são necessários? São necessários porque nos trazem uma visão externa sobre o que estamos fazendo. Um outro ponto de comparação e nos ajuda a ver se a nossa percepção do trabalho está alinhada com a visão de outras pessoas.

Agora, podemos dar e receber feedbacks de uma forma positiva. Independentemente do conteúdo, podemos sempre escolher como encarar. Diante de uma crítica, ou quando nos dizem que tivemos um desempenho distante do esperado, podemos levar para o lado pessoal, o que nos deixará com raiva, tristes ou frustrados.

Podemos também analisar o feedback de uma forma mais positiva, procurando entender quais são os pontos a serem desenvolvidos, e conversar sobre estratégias para fomentar essas habilidades. Pode ser necessário solicitar a ajuda de um mentor ou coach para potencializar essas habilidades, e isso só irá ampliar suas qualidades. Você sempre ganha algo.

Curiosamente, diante de um feedback positivo, muitas pessoas não aproveitam a ocasião para comemorar. É muito comum ouvirmos coisas do tipo “Ah, só fiz o meu trabalho”, ou “Não foi nada demais”, etc. E esse tipo de comportamento acaba por transformar uma conquista em algo trivial.

Por trás dessa forma de agir geralmente tem uma crença do tipo “Não mereço”, ou “É muito bom para ser verdade”. Mas ao não comemorarmos, deixamos de ativar no cérebro uma área chamada centro da recompensa.

A ativação do centro da recompensa gera a liberação de neurotransmissores no cérebro que geram uma sensação de prazer e bem-estar e nos motivam a continuar tendo o mesmo tipo de comportamento que gerou a ativação inicial, ou seja se fizemos algo de bom e fomos recompensados, teremos a tendência de repetir esse comportamento para ter mais prazer e bem-estar.

Então ao receber feedbacks positivos, comemore. Isso gera uma melhora na autoestima e irá te manter motivado para seguir adiante.

Se o feedback estiver mostrando uma deficiência, perceba que existe uma oportunidade de crescimento e de desenvolvimento de habilidades ainda latentes. E isso é muito bom.

Dessa forma todo e qualquer feedback trará benefícios e se tornará uma experiência que irá gerar crescimento e bem-estar hoje e no futuro.

Artigo de Marcelo Katayama, médico e terapeuta do Núcleo Ser Treinamento e Consultoria

Núcleo Ser
Há quase 20 anos no mercado, o Núcleo Ser (www.nucleoser.com.br) é responsável por levar pessoas para o despertar da consciência e sua busca para autorrealização. Formado por cerca de 20 profissionais, essencialmente de médicos e da área da saúde, o instituto oferece treinamentos e oficinas com experiências para quem deseja assumir a liderança de sua vida e profissional. Isso, de forma holística, ou seja, em seus aspectos biológicos, psíquicos, sociais e espirituais. Além disso, o Núcleo Ser ainda oferece treinamentos com foco no desenvolvimento pessoal, como o Transcendendo Seus Limites, Renascendo com Amor, Mentoring de Identidade, MBTI, Ecos do Passado, Despertar e Ser Você, todos alinhados com o propósito do Núcleo Ser, “de ajudar a construir um mundo ao qual queiramos pertencer”.

-----------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar