Brasil,

Empreendedorismo e o desenvolvimento econômico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Empreendedorismo e o desenvolvimento econômico

Carismático, elegante e adorado por seus alunos, o economista austríaco Joseph Schumpeter foi uma das personalidades mais incomuns do século XX. Talvez tenha sido o pensador mais influente de todos os tempos quando se pensa em inovação, empreendedorismo e capitalismo. Para ele, o capitalismo tem como característica essencial uma força denominada processo de destruição criativa. Esse axioma baseia-se no princípio de que o desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados representa a destruição do velho para se criar o novo.

Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do empreendedor. Embora cada empreendedor seja diferente, há algumas características que frequentemente emergem nesses indivíduos: otimismo, autoconfiança, coragem para aceitar riscos, desejo de protagonismo, resiliência e perseverança. Maquiavel, por sua vez, complementa: “empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre os obstáculos e as oportunidades, e eles são capazes de transformar ambos em vantagem”.

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre o futuro do trabalho. A ansiedade compartilhada por muitos na tentativa de entender o impacto que as novas tecnologias têm sobre as indústrias, tende a reduzir essas discussões ao pressuposto de que máquinas inteligentes farão coisas extraordinárias para melhorar a vida das pessoas, tornando o trabalho humano obsoleto, criando, assim, uma distopia sem emprego. O empreendedorismo deve ser encarado como uma saída para a mobilidade social ascendente, uma maneira para a população média construir riqueza.

Mas por que o empreendedorismo e a inovação estimulam o desenvolvimento econômico? Preliminarmente, a resposta parece intuitiva: o empreendedorismo é essencial na promoção do crescimento econômico.

Entretanto, a contribuição dos empreendedores é mais abrangente, podendo se destacar em quatro campos distintos: Investimento em produtos e serviços que as pessoas precisam - tradicionalmente, empreendedores criam novos negócios em resposta a necessidades não satisfeitas; Geração de emprego e renda - ao contratarem funcionários, as novas empresas criam oportunidades de trabalho, apoiando a melhoria da qualidade e padrão geral de vida das pessoas; Promoção de eficiência tecnológica - capacidade de transformar ideias em novos produtos e serviços é a principal fonte de prosperidade para qualquer economia; Impacto social, econômico e ambiental da inovação, que é crucial quando para enfrentar os desafios ambientais da atualidade - práticas de negócio inovadoras criam eficiência e conservam recursos, tendo impacto direto sobre a qualidade e custo de vida das pessoas. ]

Em contrapartida, é fundamental reconhecer que o empreendedorismo e inovação dependem do acesso e participação. Empreender significa desenvolver uma ideia, transformando-a em um negócio. Para que os empreendedores possam dar vida às suas ideias, é indispensável a existência de um ambiente de negócios apropriado. Sob condições adequadas, ao propor soluções inovadoras para os desafios cotidianos, os empreendedores têm um poder incrível de servir à sociedade e garantir prosperidade econômica. E como vaticinou Schumpeter: “A competição que mantém um homem de negócios acordado não é a dos concorrentes baixando o preço, mas de pessoas empreendedoras tornando seu produto obsoleto”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar