Aprenda com os erros de empreendedores e evite problemas com o próprio negócio

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joannes Righetto

Não investir em automação comercial, parar de estudar e não valorizar equipes são alguns deles. Saiba mais

Errar faz parte do ser humano. Ao sair da zona de conforto e empreender, estamos sujeitos a erros. Alguns, porém, podem ser fatais ao novo negócio. Felizmente, há registros dos principais erros de empreendedores no início de sua jornada para não cairmos sequer em tentação.

Primeiro, é preciso entender o passo a passo para empreender com segurança. Segundo Joannes Righetto, diretor da empresa ZIP Automação , é preciso pensar grande, mas começar pequeno. Pequenas atitudes podem fazer a diferença no começo.

Saber gerir o tempo é uma delas. “Com a automação comercial, substituindo alguns processos manuais por automatizados, o empreendedor ganha tempo e pode dedicar-se a outros pontos da empresa”, explica. A ZIP Automação é uma empresa especializada em automação comercial, um conjunto de métodos, sistemas e ferramentas que possibilita automatizar processos de registro, venda de produtos e pós venda.

Controle de estoque, controle fiscal e rapidez no atendimento ao cliente e fornecedores são os principais pontos obtidos quando se tem automação comercial em uma loja. “A implementação da automação comercial se refere à instalação de equipamentos e utilização de softwares para facilitar todas as etapas de disponibilização e compra de um produto no site ou na loja física da empresa”, conta.

Atualmente, as startups perdem vendas e fatias iniciais no mercado eletrônico e presencial por não se organizarem nem automatizarem seus processos de gestão e de venda de produtos. O empreendedor listou outros erros evitáveis quando se tem uma empresa. Confira:

Não registrar os processos de sua empresa

Se você visa o crescimento, sua empresa não terá só você de funcionário. Por isso, é preciso registrar as tarefas executadas para que as outras pessoas fiquem por dentro do que está sendo feito.

Ter um software de gestão ou uma simples planilha compartilhada com a equipe pode ajudar e poupar tempo dos colaboradores, evitar que tarefas sejam feitas em duplicidade e organizar o dia a dia da empresa.

Não pesquisar o mercado

Evite tomar decisões a partir de intuições. Colete sempre dados de mercado para dar o próximo passo. Por exemplo, o mercado poderá lhe apontar se é hora de investir mais ou recuar. Pesquise também dados do seu negócio. Se você tiver um bom software de automação comercial, terá controle de caixa, de estoque e de saída de materiais. Assim, poderá ver quais itens mais saíram, quais precisam ser repostos e em quais quantidades.

Observe também se há novos hábitos de compra dos clientes. Pode ser que seja hora de investir em itens novos, de modernizar seu espaço, de implementar um novo sistema de atendimento.

Não dividir as tarefas

Ser centralizador demais pode acabar com seu negócio – e com a sua saúde. Procure dividir as tarefas, contratar equipe especializada e deixar as pessoas trabalharem com autonomia.

Assim, você consegue planejar a expansão do negócio, pois conta com um time integrado. E, claro, consegue também se desligar do trabalho quando necessário, planejar férias e momentos seus.

Não reter talentos

Valorize sua equipe, saiba elogiar, saiba premiar. Apenas dessa maneira você conseguirá valorizar os talentos e fazer com que continuem em sua empresa. Ter uma equipe interna forte, muitas vezes, é melhor do que terceirizar serviços. Mas sua equipe só lhe será fiel se você tiver plano de carreira em sua empresa e valorizar desde os pequenos acertos aos grande resultados. Lembre-se sempre disso.

Não desenvolver parcerias

Ninguém cresce sozinho. É preciso dividir para multiplicar. Assim, procure participar de palestras da sua área para criar uma rede de contatos (networking). Parcerias com fornecedores e até concorrentes podem ser interessantes se houver planejamento.

Parar de estudar

Independentemente da sua área de atuação, não pare de estudar. Existem cursos livres, online, cursos de extensão universitária, pós graduação e diversas outras modalidades à sua escolha.

Esteja sempre atualizado, faça cursos sobre empreendedorismo também. Quanto mais conhecimento obtiver, mais fácil será resolver problemas de diferentes áreas no dia a dia. Acredite: a vivência é o segredo de sucesso dos empreendedores.

Não se dedicar ao novo negócio

Nenhum negócio cresce sozinho. Mesmo que você já seja ocupado e não consiga dedicar 100% do seu tempo à sua ideia empreendedora, procure ter uma rotina diária para lidar com ela. Algumas horas por dia podem fazer toda a diferença no crescimento de sua nova empresa.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros