Brasil,

Empreendedorismo feminino cresce 34% em 14 anos, aponta pesquisa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kesly Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Empreendedorismo feminino cresce 34% em 14 anos, aponta pesquisa

Mulheres passam a investir em áreas antes dominadas por homens, como o setor de tecnologia

Nos últimos 14 anos, o empreendedorismo feminino cresceu 34%, de acordo com uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae. As mulheres brasileiras conseguiram criar novos negócios na mesma proporção que os homens, sendo que mais de 7,9 milhões de mulheres abriram empresas. Elas também passaram a atuar em outros setores, que antes eram conhecidos por serem dominados por homens, como a área de tecnologia, segundo uma pesquisa feita pelo Linkedin, entre 2008 e 2016 aumentou para 18% o número de mulheres que ocupam cargos de liderança no setor de tecnologia.

Lecivânia Martins se enquadra nesse perfil, ela é cofundadora do grupo Docsystem - empresa líder no desenvolvimento de software de Gestão de Documentos, Conteúdo e Processos -, primeira empresa genuinamente brasileira a oferecer o sistema ECM (conjunto de tecnologias usadas para gerir o ciclo de vida da informação não estruturada dentro de uma empresa). “Eu comecei vendendo computadores, depois tive uma escola de informática, em seguida passei a trabalhar com softwares, pois enxerguei na área de TI uma oportunidade de crescer profissionalmente”, comenta Lecivânia. A empreendedora que atua há mais de 15 anos no setor, foi responsável por implementar projetos em grandes grupos, como Hospital São Camilo, Hospital do Câncer e na rede Unimed.

Segundo a pesquisa do GEM, as mulheres investem mais em capacitação e têm mais acesso à informação, o que ajuda na construção de empresas mais sólidas e lucrativas. “As mulheres têm algumas características que as favorecem, percebemos que em nossa empresa, elas são muito focadas, produtivas e responsáveis, e têm mais jogo de cintura na hora de lidar com o cliente”, acrescenta Lecivânia.

Para a especialista Sônia Sacramento, da S2R Assessoria Empresarial, a participação feminina em áreas que antes não tinham tanto interesse representa uma quebra de paradigma fundamental para o crescimento do setor. “A mulher tem uma visão mais flexível e consegue gerenciar problemas com mais facilidade, e quando esse trabalho é feito em conjunto com o homem, que também tem características bem peculiares, ambos conseguem aumentar a produtividade e gerar excelentes resultados para a empresa”, comenta.

Sobre

Sônia Sacramento - mestre em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão Empresarial, pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), graduada em Administração, diretora da S2R Assessoria Empresarial com mais de 30 anos de atuação em empresas de pequeno e médio porte e startups.

Lecivania Martins - formada em Administração de Empresas desde 2002, é Co-Fundadora do Grupo DocSystem. Especialista no planejamento, desenvolvimento e implementação de sistemas voltados para a transformação digital e automatização de processos de negócios. A empreendedora Iniciou sua carreira no setor de consultoria para implantação de sistemas de ECM (Enterprise Content Management) há 15 anos e foi responsável por implementar projetos em grandes grupos como Rodobens, Klabin Segall (agora PDG), dentre outros. Participou ativamente da histórica transformação digital pela qual tem passado a sociedade brasileira nos últimos anos, junto com Laudemir Valente fundou em 2006 a primeira empresa do Grupo DocSystem, com foco em desenvolvimento e implantação de sistemas de ECM (Enterprise Content Management) e BPM (Business Process Management). Atualmente o grupo possui três produtos diferentes, todos voltados para a gestão empresarial, inclusive um BI (Business Intelligence), e atua fortemente no mercado brasileiro, América Latina e recentemente abriu seu primeiro escritório no Estados Unidos, de onde pretende atender a outros países.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar