Brasil,

MAPFRE Investimentos: Inflação de alimentos retorna ao radar em outubro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Beatriz Paschoal
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Expectativa é que IPCA-15, divulgado na sexta-feira, fiquem em 0,30%

Nesta semana será divulgado o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado), contabilizado de 16 de setembro a 15 de outubro. A projeção da MAPFRE Investimentos para o indicador é de alta de 0,30%, com influencia dos preços de alimentos e energia elétrica.

A safra colhida neste ano impulsionou a deflação dos itens de alimentação. Entretanto, desde o mês passado, o IPA agrícola (Índice de Preço ao Produtor Ampliado) já apresentava aumento significativo, justificando inclusive a alta do IGP-DI de setembro (+0,62%), que praticamente dobrou em relação a agosto (+0,24%). Dada a defasagem na transmissão de preços, os aumentos de preços verificados pelos produtores rurais começaram a aparecer para o consumidor apenas nas últimas medições. Os preços de alimentação já devem pressionar a inflação ao consumidor em outubro, a despeito do movimento deflacionário que a categoria apresentou nos cinco meses anteriores.

Quando avaliamos a inflação de energia elétrica, ainda não é possível perceber de forma significativa a alteração da bandeira tarifária, divulgada no final de setembro. Esse efeito deve impulsionar a inflação na segunda metade de outubro. Portanto, não esperamos impacto significativo nesse IPCA-15.

Deve-se colocar no radar outros itens que também chamam atenção. No mês vigente, o preço de gás de botijão também sofre aumento, pressionando a inflação. Para novembro, o aumento da tarifa de água também pressionará o nível de preços para cima.

Portanto, o quarto trimestre de 2017 possui viés de alta inflacionária. Os principais itens que apontam para a alta de preços são alimentos, que já apresentam reversão do movimento deflacionário, e pressões nos preços administrados, sobretudo em itens de habitação, como energia elétrica, gás de cozinha e taxa de água. Nossa projeção de inflação de 2017 medida pelo IPCA continua em 2,9%. 

Gestão

Os mercados acionários seguem como destaque positivo no ano, com as principais bolsas internacionais atingindo patamares recordes no ano. Nos Estados Unidos, a divulgação da ata da última reunião do FOMC (Comitê Federal de Mercado Aberto) confirmou a intenção do Banco Central de elevar novamente a taxa de juros. Nem mesmo os números de inflação abaixo do esperado mudaram a perspectiva de mais um aumento de 0,25% a.a. esperado para dezembro. O dólar apresentou desvalorização de 0,35% frente ao real, sendo cotado a R$ 3,1455.

O Ibovespa encerrou a semana novamente em alta, apesar da liquidez reduzida, devido ao feriado de quinta feira e encerrou o período com o maior patamar de fechamento, aos 76.989 pontos. O destaque positivo ficou com as ações da Fibria, com ganhos superiores a 10%, após a companhia anunciar aumentos do preço de venda da celulose no mercado externo. Pelo lado negativo, as ações das empresas de varejo (B2W, Via Varejo e Magazine Luiza) registraram forte queda no final da semana, após a notícia dos planos de expansão da gigante Amazon para o Brasil.

No mercado de renda fixa local, os investidores vêm realizando ajustes finos em suas posições na curva de juros, tentando antever o final do ciclo de afrouxamento monetário e o patamar que a taxa Selic encerrará o ciclo. Com isso, a parte mais curta da curva de juros operou em queda ao longo da semana, enquanto a parte mais longa recompôs um pouco do prêmio de risco. Os destaques da semana foram: Jan18 queda de 4,8 pontos; Jan19 queda de 8 pontos; Jan21 alta de 1 ponto; Jan23 alta de 5 pontos; Jan25 alta de 7 pontos.

SOBRE A MAPFRE - No Brasil desde 1992, a MAPFRE é parte do grupo espanhol que forma uma das maiores empresas de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro, de saúde e pesquisa do mundo. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes. Especialista nos segmentos em que atua, a MAPFRE opera com bases de negócios sustentáveis e é dividida em unidades de Investimentos, Consórcios, Capitalização, Previdência e Vida Resgatável, Saúde, Seguros (por meio do GRUPO Segurador Banco do Brasil e MAPFRE), Assistência e Pesquisa e Desenvolvimento (CESVI Brasil). A companhia ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Mais informações sobre produtos e soluções: www.mapfre.com.br.

A unidade MAPFRE Investimentos é especializada na gestão de fundos de investimentos que atendem aos segmentos de pessoa física, jurídica e institucional, totalizando hoje um volume superior a R$ 10 bilhões.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar