Brasil,

Pesquisa que traça perfil do setor de corretagem de seguros é destaque do jornal O Popular; estudo será apresentado hoje

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria de Comunicação do SINCOR-GO | Ampli Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Fenacor apresenta hoje à tarde, durante a programação do 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, em Goiânia, uma radiografia inédita e completa do mercado de corretagem de seguro: a 3ª edição do Estudo Socioeconômico das Corretoras de Seguros Pessoas Jurídicas (ESECS-PJ). O painel será apresentado pelo presidente do SINCOR-GO, Henderson de Paula Rodrigues, tendo como painelista o advogado, professor da FIA/FEA-USP e do PEC da FGV, Antonio Penteado de Mendonça.

Com o objetivo de delinear o perfil socioeconômico do segmento, formado por cerca de 30 mil empresas no Brasil, o estudo desta edição teve como foco O Setor de Seguros na Era Digital, o mesmo que norteia o congresso em 2017. O resultado da pesquisa foi destaque da edição de hoje do jornal O Popular. Confira logo abaixo.

Entre maio e julho deste ano, corretoras de seguros instaladas em 26 estados brasileiros responderam a um questionário que permite diversas conclusões sobre o segmento. Ao todo, 117 empresas com atuação em Goiás responderam à pesquisa.

Formado prioritariamente por microempresas, 50% deste universo tem faturamento de até R$ 500 mil em prêmios. Dez por cento opera num marco de mais de R$ 7 milhões de faturamento. Quanto ao número de funcionários, 20% dos pesquisados atua sozinho e 45% com 2 ou 3 funcionários. Um percentual de 24% das empresas tem de 4 a 7 funcionários e 3% tem mais de 18 colaboradores.

A concentração do setor é no ramo automóvel, que corresponde, em média, a 60% dos prêmios obtidos pelo setor. Apenas 7% das empresas não lidam com o produto auto. Já os ramos de vida e saúde correspondem a, respectivamente, 12% e 9% dos prêmios pagos às companhias.

Comunicação

Os resultados do estudo da Fenacor apontam para a valorização das novas tecnologias pelas empresas do ramo. Hoje, cerca de 85% delas, independentemente de seu porte, utilizam as redes sociais assiduamente para se comunicar com seus clientes. Num estudo similar realizado em 2015, essa média era de 55%.

Atualmente, emails são utilizados por 85% das corretoras para esse fim. Já o uso de sites é mais frequente pelas empresas de maior porte. O telefone ainda é a forma prioritária de comunicação, sendo utilizado por 90% das corretoras na hora de se comunicar com clientes.

Na gestão de negócios, o uso de softwares depende do tamanho da empresa: a diferença de utilização passa de um patamar de 50% a 60% das corretoras existentes para 90%, à medida que a empresa aumenta de tamanho, das menores às maiores.

Tecnologia

A pesquisa também indica qual a opinião dos corretores sobre a tecnologia. Apenas 2% a consideram prejudicial, enquanto 93% a avaliam como importante no relacionamento com o segurado. O mesmo não vale para a captação e prospecção de clientes: embora continue bem avaliada, a proporção é um pouco menor e 15% das corretoras disseram que são indiferentes em relação à tecnologia.

Em outro tópico, 94% das respostas indicam que os corretores de seguros são vistos como indispensáveis na venda de seguro. A categoria está mais dividida quanto à venda de seguros em sites: 60% dos entrevistados estão preocupados e 40% dos participantes manifestaram opinião diferente (discordando ou sendo indiferente). Perguntados se a Fenacor deveria desenvolver uma plataforma digital de vendas que aproxime a corretora de seguros do segurado, 80% das empresas aprovou.

“Estamos falando de um segmento que, em que pese toda a dificuldade econômica enfrentada pelo Brasil e pelos brasileiros nos últimos anos, tem crescido e gerado emprego e renda. Microempreendedores, em sua maior, que têm feito a diferença, de Norte a Sul do Brasil”, destaca o presidente da Fenacor, Armando Vergilio.

esecs fenacor o popular


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar