Brasil, 23 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mais para Homer Simpson que para Sr. Spock

  • Escrito por  CNseg
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Seguros
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O Prêmio Nobel de Economia foi anunciado ontem, dia 9, tendo como ganhador o economista americano Richard H. Thaler, professor da Universidade de Chicago.

Considerado um dos pais da chamada economia comportamental, Thaler afirma em sua obra que, diferentemente do que é preconizado pela teoria econômica tradicional, o ser humano é muito menos racional do que se imagina na hora de tomar decisões objetivas. "Somos muito mais parecidos com Homer Simpson que com o Sr. Spock".

Em 2014, Richard H. Thaler participou, aqui no Brasil, do VII Fórum Nacional de Seguros de Vida e Previdência Privada, organizado pela FenaPrevi, onde apresentou uma palestra sobre a revolução do consumidor. Para ele, as teorias econômicas tradicionais, de um modo geral e, o mercado segurador, em particular, tendem a achar que os consumidores são altamente racionais no momento das tomadas de decisão financeira, quando, na verdade, são suscetíveis a uma ampla gama de preconceitos que podem levar a decisões equivocadas. “O principal problema das teorias econômicas tradicionais são os supostos ‘fatos irrelevantes’”, afirmou o professor.

Uma descoberta interessante de Thaler, junto com o pesquisador Shlomo Benartz, foi que muitos trabalhadores americanos deixavam de aderir a planos de previdência, mesmo conscientes da importância da ação, simplesmente porque precisavam preencher extensos formulários de adesão. Em um experimento, quando a adesão era automática, com a necessidade de preenchimento de formulários somente para sair do sistema, a adesão aumentou consideravelmente, levando o congresso norte-americanos a mudanças nas regras do sistema.

Em 2008, o economista publicou o livro "Nudge: o empurrão para a escolha certa", mostrando como pequenos incentivos são suficientes para influenciar na tomada de melhores decisões. Entre as histórias relatadas na publicação, o caso do aeroporto de Amsterdã, que reduziu em 80% a sujeira dos banheiro ao pintar uma mosca nos mictórios, estimulando a prática da mira ao alvo.

FONTE: CNseg

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::