Brasil,

Debate de acessibilidade da Pessoa com Deficiência em áreas de lazer é debatido pela SOMPO SEGUROS

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  William Parron
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Debate de acessibilidade da Pessoa com Deficiência em áreas de lazer é debatido pela SOMPO SEGUROS

No segundo episódio da Websérie, que já alcançou mais de 3 milhões de pessoas, entrevistados destacam a importância da PcD buscar atividades de lazer e fazer valer seus direitos. Mais de um ano e meio após a Lei Brasileira de Inclusão entrar em vigor, ainda há dificuldade em encontrar acessibilidade em hotéis, pousadas, bares, restaurantes, estádios de futebol etc.

São Paulo, 04 de Outubro de 2017 – A Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – veicula em suas redes sociais a partir desta quarta-feira, dia 04 de outubro, o segundo episódio da Websérie, Todos Diferentes e Todos Iguais, que tem como objetivo trazer a público o debate sobre a relação da coletividade com a Pessoa com Deficiência (PcD). Sob o tema Lazer (http://bit.ly/TDTILazer), o episódio apresenta, por meio do depoimento dos entrevistados, algumas das questões que a pessoa com deficiência tem de lidar quando vai a bares, restaurantes, cinema, teatro, estádios de futebol ou assistir a competições desportivas; ou ainda viajar, ir à praia etc.

Desta vez, os depoimentos da blogueira Ana Kelly (www.bloganak.com.br), do atleta profissional de rugby em cadeira de rodas Lucas Junqueira (www.facebook.com/lucasjunqueirarugby), do humorista Paulo Fabião (https://www.facebook.com/PauloFabiao) e do mágico ilusionista Vagner Molina, mais conhecido como Mágico Burke (http://www.magicoburke.com.br/); lançam um alerta da questão da acessibilidade, que ainda é pouco observada em muitos estabelecimentos e áreas de lazer, sejam elas públicas ou privadas.

Por um lado, a pessoa com deficiência perde em opções de locais para conhecer e se sociabilizar. Por outro, os estabelecimentos comerciais, hotéis e pousadas, entre outros, deixam de lucrar e fidelizar um público ávido por uma rede de serviços que os atenda. O que acontece, no final, é que toda a sociedade perde.

Lucas Junqueira lembra a atitude normalmente tomada pela pessoa com deficiência ao ir a um local sem a infraestrutura adequada para atendê-lo. “É um dos lugares em que você, ou fica um tempo reduzido, ou então é um lugar que eu risco da lista para ir. Se uma pessoa que não tem deficiência tem livre acesso a algum lugar, uma pessoa que tem deficiência ou alguma limitação também deveria ter”, afirma o atleta de rugby em cadeira de rodas.

“O parque foi obrigado a colocar alguma coisa aqui para que eu pudesse acessar. Não! O parque tem que ter alguma coisa ali, para que todo mundo possa acessar. Não é público? ”, observar a blogueira Ana Kelly, que usa prótese em uma das pernas.

Porém, mesmo com a falta de infraestrutura e de serviços que atendam à pessoa com deficiência, os entrevistados são unânimes em afirmar a relevância de esse público continuar a buscar atividades de lazer e ressaltar a importância de que seus direitos devem ser garantidos.

“Eu gosto muito de samba, gosto mesmo! Mas eu vou para qualquer lugar, cara. Se tiver escada, pede ajuda. Mas vai, véio! Vai cara. O importante é você estar indo, cara”, considera o humorista Paulo Fabião, que é cadeirante.

“Se eu tenho um final de semana livre, eu vou surfar. As pessoas falam: Mas surfar? E eu respondo: É, surfar, por quê, qual o problema?”, destaca o Mágico Burke sobre o fato de as pessoas ficarem impressionadas por ele utilizar prótese e ainda surfar.

“A gente não tem que abrir mão desses pequenos prazeres por causa da nossa deficiência. É aí que a gente perde em visibilidade, em inclusão. Porque as pessoas só vão começar a ver a nossa deficiência como algo normal, algo natural, quando a gente estiver lá”, conclui Ana Kelly.

Acessibilidade

Há uma série de leis e normas criadas para garantir os direitos ou dar diretrizes para o atendimento das pessoas com deficiência; desde o Decreto 6.949/2009, que Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, até a Norma ABNT NBR 15599:2008, que fornece diretrizes gerais a serem observadas para acessibilidade em comunicação na prestação de serviços. Uma das mais relevantes é a LBI - Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), conhecida também como Estatuto da Pessoa com Deficiência, que foi promulgada em 6 de julho de 2015, após 15 anos de tramitação no Congresso Nacional, e entrou em vigor em janeiro de 2016.

A LBI determina, por exemplo, que as salas de cinema devem oferecer, em todas as sessões, recursos de acessibilidade para a pessoa com deficiência.

No quesito hospedagem, 10% dos dormitórios de hotéis e pousadas devem ser acessíveis e que ao menos uma unidade acessível seja garantida para pessoa com deficiência.

Em termos de transporte, as frotas de empresas de táxi devem reservar 10% de seus veículos acessíveis à pessoa com deficiência. Também é proibido cobrar tarifa diferenciada ou valores adicionais pelo serviço de táxi prestado à PcD.

Já as locadoras de veículos são obrigadas a disponibilizar um veículo adaptado para uso de PcD, a cada conjunto de 20 veículos de sua frota. O veículo adaptado deverá ter, no mínimo, câmbio automático, direção hidráulica, vidros elétricos e comandos manuais de freio e de embreagem.

A lei também prevê que é assegurado à pessoa com deficiência, mediante solicitação, o recebimento de contas, boletos, recibos, extratos e cobranças de tributos em formato acessível.

Websérie Todos Diferentes e Todos Iguais

O episódio Lazer é o segundo da Websérie Todos Diferentes e Todos Iguais, ação em quatro episódios da Sompo Seguros, produzida pela RMA Comunicação, que se vale das opiniões para apresentar, por meio de trechos de entrevistas intercalados, as percepções dos quatros convidados sobre diferentes temas. O resultado é a construção de uma narrativa que busca mostrar que a deficiência física é uma condição, mas não é o que determina quem a pessoa é enquanto indivíduo e cidadão ativo na sociedade.

O primeiro episódio, que trata do tema Sociedade (http://bit.ly/TDTIguais), está no ar desde 27 de setembro e alcançou mais de 3 milhões de pessoas em diversas plataformas em menos de sete dias. Na próxima semana será disponibilizado o episódio Trabalho e, por último, Amor & Sexo. Os episódios também são compartilhados em todas as redes sociais da Sompo Seguros.

Webséries Sompo Seguros

Todos Diferentes e Todos Iguais é a terceira Websérie lançada pela Sompo Seguros. A companhia passou a trabalhar com novas ferramentas narrativas em seus canais de comunicação a fim de estabelecer um ciclo de comunicação com o consumidor, traduzindo o conceito da companhia “Você Sempre Bem” por meio de histórias de empoderamento, que estimulem atitudes positivas que mudam o mundo.

A primeira Websérie de oito episódios, lançados entre novembro e dezembro de 2015, apresentou histórias reais de seis pessoas que fazem a diferença na vida do próximo com atitudes simples, mas essenciais. Os seis personagens são pessoas comuns que decidiram realizar ações voluntárias em prol de uma causa. Estimulados por diferentes motivações, mas tendo em comum a ideia de que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações, os personagens são exemplos de que uma pessoa com vontade e iniciativa para se dedicar parte de seu tempo em benefício do próximo pode influenciar seu entorno e contribuir com mudanças fundamentais na sociedade e na vida de outras pessoas.

Já a segunda Websérie, também apresentou em seis episódios veiculados entre 25 de janeiro e 1 de março deste ano, relatos de seis pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação.

Andre Gouw

“A ideia é mostrar que somos todos agentes de transformação, que podemos contribuir com nossas atitudes com uma sociedade mais inclusiva, justa e que propicie o bem-estar das pessoas”, ressalta Gouw.

Todos os episódios das Webséries podem ser conferidos no Canal do Youtube da Sompo Seguros.

Sobre a SOMPO Seguros S.A

A Sompo Seguros S.A. é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo. Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de Seguros Corporativos (Auto Frotas, Transportes, Vida em Grupo, Acidentes Pessoais Coletivo, Empresariais Segmentados, Riscos Diversos, entre vários outros) e Pessoais (Auto, Residencial e Acidentes Pessoais); bem como na área de Seguro Saúde. Atualmente a empresa conta com filiais em todas as regiões brasileiras.

O Grupo Sompo Holdings tem sua origem no Japão, atua há 128 anos no mercado de seguros e hoje conta com subsidiárias nos cinco continentes. No Japão, disponibiliza uma vasta gama de seguros nas áreas de Ramos Elementares, Vida e Acidentes Pessoais, além de outros produtos financeiros e serviços a fim de propiciar incremento na segurança, saúde e bem-estar dos clientes.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar