Brasil,

Executivos e profissionais recorrem ao Mindmapping para organização de ideias e solução de problemas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Executivos e profissionais recorrem ao Mindmapping para organização de ideias e solução de problemas

O método foi utilizado após os atentados de 11 de setembro e está presente no design dos produtos Apple

É muito comum os profissionais se depararem com momento de desaceleração durante o dia. A origem deste problema pode ter diversas causas, sendo as mais comuns podem estar ligadas ao cansaço, correria, falta de foco ou simplesmente pelo fato de se verem diante de várias coisas para resolver, e todas urgentes.

Esse cenário atrapalha, e muito, quando é preciso tomar alguma decisão. De acordo com Beatriz Nóbrega, psicóloga e coach, que atua há mais de 19 anos na Área de Recursos Humanos, existe uma técnica que pode ser utilizada nesses casos e tem apresentado um ótimo resultado. "O método é conhecido como mindmapping, Desenvolvido por Tony Buzan, a ferramenta é muito eficaz para organizar pensamentos e fazer registros de maneira visual e colorida utilizando os dois lados do cérebro e assim liberando a infinita criatividade", explica.

A técnica deve ser aplicada na hora de encontrar possíveis caminhos, na tomada de decisão de que caminho seguir ou toda a vez que necessitar. " Planejar próximos passos, preparar-se para uma entrevista ou fazer um plano de ação são situações que as pessoas podem alcançar o sucesso esperado aplicando o método", aponta.

Beatriz lembra que o mindmapping foi usado no restabelecimento da energia elétrica em Manhattan após os atentados de 11 de setembro, no planejamento de cidades inteiras no Golfo e está presente no design dos produtos Apple. " A partir dela é possível acrescentar novas ideias e assim aprofundar e abranger muito mais do que uma simples lista de ideias", reforça.

A técnica utiliza a lógica, atua com linhas retas, sequencias, letras, números e listas e também com a criatividade e imaginação. " Desta forma, cada lado do cérebro alimenta e fortalece simultaneamente o outro de modo a produzir um poder criativo ilimitado", destaca a especialista.

A coach e especialista em gestão de pessoas separou algumas dicas de como o mindmapping pode ser aplicado

1. Vire uma folha de papel sulfite na posição horizontal para ter espaço suficiente e assim poder expandir-se em todas as direções

2 . Desenhe no centro da página uma figura (preferencialmente) e/ou uma frase que represente a questão a ser respondida, sua ideia a ser expandida e/ou meta a ser alcançada.

3 . Escolha uma cor e desenhe um ramo curvilíneo a partir da imagem central e escreva uma palavra ou desenhe uma imagem relacionada a imagem/ideia central. Se usar palavras, use somente uma palavra por ramo, porque assim estimulará melhor o fluxo de pensamentos do que frases ou sentenças.

4. Desenhe ramos secundários derivados do ramo principal usando palavras que desenvolvam o tema.

5. Desenhe figuras em alguns pontos – elas ajudam e estimulam a sua imaginação.

Sobre Bia Nóbrega

É coach, mentora, palestrante e atua há mais de 19 anos na Área de Recursos Humanos em empresas líderes em seus setores. Graduada em Psicologia pela USP, pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP, em formação para Conselheira, possui diversos cursos de formação, certificação e atualização. Liderou projetos de clima e cultura, estratégia, políticas, programas e práticas de RH, desenvolvimento organizacional, gestão de talentos e desenvolvimento de liderança. É afiliada à International Coach Federation (ICF), Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Associação Brasileira de Treinamento & Desenvolvimento (ABTD) e Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) e coautora do livro "Mapa da Vida" - Editora Ser Mais. Possui mais de 500 horas de atendimento em coaching executivo, carreira e vida. Para saber mais, acesse o canal no YouTube www.youtube.com/channel/UCx_IGHB4Cu7WomwYh3zOo3Q


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar