Brasil, 18 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Resiliência: a palavra-chave para o bom desenvolvimento profissional

Resiliência: a palavra-chave para o bom desenvolvimento profissional

Resiliência é uma das palavras mais utilizadas no mundo corporativo há algum tempo. A pergunta “Você é resiliente?” é uma das mais comuns em entrevistas de emprego. Para poder classificar um profissional como resiliente ou não, é necessário primeiramente entender a origem e o significado da palavra, que trata-se de uma característica hoje aplicada a personalidade do ser humano, mas cujo sentido foi herdado da física dos materiais. Um material resiliente é aquele que mesmo sob alta pressão, mantém as suas características inalteradas.

Trazendo isso para a psicologia/relações pessoais, nós dizemos que uma pessoa é resiliente quando consegue manter as suas características mesmo quando submetido a alta carga de trabalho, grandes desafios ou tensão. É aquele profissional que mesmo no meio do mar revolto, mantém sua capacidade e apresenta seu melhor.

Um dos questionamentos que você, leitor, pode estar tendo agora é: mas como eu posso desenvolver a resiliência? Como posso ampliar essa característica e tirar vantagem disso? Uma das maneiras mais eficientes é o autoconhecimento. Por meio da reflexão interna, é possível identificar quais são os assuntos que mais te causam estresse, te fazem se sentir pressionado, agitado e nervoso e que podem causar a perda da capacidade de se adaptar a situação e demonstrar o seu melhor. É importantíssimo que seja racionalizado se o que está ali envolvido é efetivamente um risco ou algo proveniente da imaginação.

Às vezes acontece de nos colocarmos em oposição a um colega ou a um outro departamento por acreditamos que estamos nos colocando em risco, seja por medo de perder o emprego ou uma promoção. Isso faz com que a gente aja de forma diferente do habitual, de forma irracional e inadequada, não deixando nosso melhor se manifestar na situação. Quando buscamos entender a situação duplamente, nos colocando no lugar do outro e desenvolvendo a empatia, nós passamos a perceber se os riscos são reais ou imaginários, além de perceber também que se nos estressarmos, gritarmos, brigarmos não adianta em nada e que pode acabar piorando ainda mais situação.

A melhor saída é mesmo fazer o freio de arrumação, analisar os dados e fatos, fazer seu plano e, se necessário for, se reposicionar, sempre pesando antes de agir, mantendo assim, o controle da situação. Se você está no controle da situação, consequentemente, o seu melhor irá aparecer.

Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Publicidade

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::