Coaching como solução para carreiras assertivas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula - Dino

Coaching como solução para carreiras assertivas

Entenda como o processo de coaching pode ser usado como ferramenta estratégica para desenvolvimento e aceleração dos resultados da carreira.

“O coaching traz resultados incríveis para quem se compromete com o processo e coloca energia ao realizar as ações propostasLocal: São Paulo

O mercado brasileiro está altamente competitivo, fatores como a crise econômica, concorrência de profissionais estrangeiros e o alto índice de desemprego, que segundo o IBGE , o Brasil possui 14 milhões de profissionais sem um emprego formal no mercado, levaram muitos profissionais a repensar suas atuações e carreiras. Para aqueles que estão atualmente ocupando um cargo existe o risco de perdê-lo, para que isso não aconteça, precisam inovar, mostrar resultados significativos e trabalhar com alta performance. Já para os que buscam novas posições, precisam demonstrar seus resultados, se posicionar de forma mais atrativa para as empresas e acima de tudo se diferenciar dos concorrentes com qualificação igual ou superior.

Segundo a Coach Ana Maduro, fundadora da empresa Startup Carreira (www.startupcarreira.com.br), o processo de coaching é para pessoas que desejam desenvolver suas carreiras, através do aprimoramento de competências comportamentais, respeitando seus perfis de personalidade e considerando o seu propósito de vida. Também, para aqueles que estão satisfeitos com a carreira que têm, mas, que desejam traçar um plano estratégico para os próximos anos, direcionando seu foco exatamente para as metas que desejam alcançar.

“O tempo que as empresas valorizavam apenas as competências técnicas, formação e anos de experiência já se foi. Hoje, os profissionais de RH olham as competências comportamentais com muito cuidado, pois o sucesso de uma contratação está em alinhar as necessidades técnicas da vaga com um excelente perfil comportamental”, comenta Ana Maduro, que possui mais de 14 anos de experiência no mercado de Recursos Humanos. “Isso quer dizer, que o profissional precisa entregar excelentes resultados e constantemente desenvolver suas competências comportamentais para se manter competitivo, esteja ele empregado ou buscando recolocação”, explica Ana.

O coaching usado como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento da carreira, trabalhará o desenvolvimento e melhoria contínua dos profissionais. Além, de ajudar a alavancar a performance e produtividade. A metodologia de coaching é relativamente nova, surgiu no Brasil nos anos 80 e cada dia mais conquista adeptos em todo o país, ainda assim, parte significativa da população desconhece a metodologia e seus benefícios.

Ana Maduro, nos explica que os profissionais que procuram por um coach, geralmente vivem alguns dilemas semelhantes aos abaixo:
- Sentimento de estagnação em suas carreiras e falta de reconhecimento.
- Desejo de novos desafios e recompensas financeiras.
- Necessidade de quebrar paradigmas e buscar se adaptar as novas tendências do mercado.
- Falta de motivação e perspectiva de crescimento.
- Busca por mudanças, transição de carreira para uma nova oportunidade ou para abrir seu próprio negócio.
- Insatisfação com resultados e competências profissionais.
- Desânimo com sua carreira, dúvidas e incertezas profissionais.
- Transição para novas empresas e/ou cargos.
Mais O que é o Coaching de Carreira e como ajuda os profissionais?

Coaching de carreira é um processo de autoconhecimento que leva o profissional a tomar decisões mais assertivas ao seu momento atual e com foco para alcançar novos patamares de carreira a curto, médio e longo prazo. É, também, um ‘clareamento de objetivos’, ou seja, um processo que auxilia o profissional a criar seus objetivos de desenvolvimento comportamental, metas claras de carreira e desdobrar esses objetivos em pequenas tarefas diárias, semanais ou mensais. Esse desdobramento ajuda o coachee (cliente de coaching) a se manter em um processo de auto desenvolvimento constante, até mesmo após finalizar as sessões, pois aprende a aplicar o método para os seus objetivos e áreas de vida”, ensina Ana Maduro.

O coaching de carreira é realizado por meio de 10 sessões, que podem ser quinzenais ou mensais, nas quais é mapeado o perfil comportamental do profissionais, as oportunidades e ameaças de sua carreira, cria-se um plano de ação entre outras atividades e ferramentas, as metas do processo são traçadas e combinadas ações de curto, médio e longo prazo, para que a metodologia se consolide. “O coaching traz resultados incríveis para quem se compromete com o processo e coloca energia ao realizar as ações propostas. Já tive clientes que estavam com suas carreiras completamente transformadas na sexta sessão, que é praticamente a metade do processo”, finaliza Ana Maduro.

Para quem ficou curioso(a) e deseja maior entendimento sobre esse processo, a nossa entrevistada, Ana Maduro, tem um trabalho muito interessante nas redes sociais, ela faz vídeos para o seu canal do YouTube, exemplifica como desenvolver competências e fornece centenas de dicas sobre coaching (www.youtube.com/anamaduro). Também, escreve semanalmente em seu Blog (www.startupcarreira.com.br/portal). Fica aqui o convite para que os leitores tenham mais conhecimento a respeito desse tema.

Conheça a Ana Maduro:

Psicóloga, Coach de Carreira e de Negócios com mais de mil horas em atendimentos e 14 anos de experiência em Recursos Humanos. Palestrante e Fundadora da Startup Carreira. Certificada pela International Coaching Community, possui MBA Internacional em RH, imersão em empreendedorismo na Babson Executive Education – EUA e em Inovação na Berkley University – EUA.