Brasil,

Entre a empresa e o consumidor, um enfoque digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNSeg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ouvidorias do setor de seguro entenderam a mensagem do mercado e buscam respostas imediatas para clientes

Os canais digitais vieram para aprimorar o papel das ouvidorias ante uma nova geração de consumidores, mas não deverão substituir o atendimento humano dentro das empresas. Com a tarefa de prestar auxílios de forma rápida, ao mesmo tempo em que personalizada, as companhias começam a apostar, cada vez mais, em sistemas híbridos. A previsão foi unânime entre os debatedores do painel “Enfoque digital na ouvidoria”, realizado durante o segundo dia da 7ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros, que ocorreu em paralelo à 8ª CONSEGURO.
“A tecnologia vai correr lado a lado, mas ela vem para ajudar”, afirmou o ouvidor do Banco Votorantim, Fabio Magalhães. Segundo ele, a expansão dos meios digitais deve ser guiada pela aceitação dos clientes e não por tendências de mercado. O atendimento, portanto, precisaria levar em conta as duas principais expectativas do consumidor: a resolução do problema e o tempo necessário para se obter uma resposta.
Na visão do procurador do município de São Paulo e diretor do Procon Paulistano, Adriano Rosetti, um bom atendimento ao consumidor não depende unicamente das ouvidorias. “Não basta ter uma ouvidoria de última geração se você não tem as práticas no âmbito da empresa de maneira geral”. Citando sua experiência à frente do Procon, onde o atendimento pode ser feito de forma exclusivamente eletrônica, o executivo destacou que os canais digitais ainda não funcionam por conta própria na hora de lidar com clientes insatisfeitos. “O consumidor não está preparado para isso e o fornecedor também não está.”
Além disso, um fator que retém o processo de digitalização das ouvidorias é a desigualdade no acesso a meios tecnológicos. A questão foi trazida à tona pela ouvidora da Bradesco Seguros, Gisele Garuzzi, que também colocou em pauta a influência das diferenças culturais, sociais e etárias na relação dos clientes com o mercado. “A gente não pode entender o enfoque digital como única diretriz das ouvidorias, porque não estaremos atendendo todos os consumidores”, destacou a executiva.
Nesse cenário, o atendimento por telefone continua como um instrumento fundamental das ouvidorias na resolução de problemas. “Vamos olhar para o consumidor. Ele quer algo real, verdadeiro”, frisou o moderador do painel e presidente do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP Pesquisas), Ricardo Morishita. “A humanização não pode ser deixada de lado”, concluiu.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar