Logo
Imprimir esta página

A Era da Informação e as carreiras do futuro

A Era da Informação e as carreiras do futuro

Francisco Borges (*)

Desde o momento em que o ser humano identificou a necessidade de transmitir informações de forma precisa, algumas carreiras passaram a ser extremamente valorizadas. Isso ocorre atualmente de forma acelerada, na mesma proporção em que distância e limitações tecnológicas desaparecem e deixam de ser obstáculos.

A demanda pela transmissão de informações padronizadas e consistentes se fortalece com o aumento dos elementos que se conectam aos sistemas de comunicação. A qualidade da informação é o diferencial que pode levar uma aplicação ao êxito.

Neste cenário tecnológico, pode-se fazer a separação de dois segmentos que se sustentam por décadas como diferenciais. Um deles é o da segurança da informação, que aborda a conectividade, os protocolos e capacidade de conexão a um número crescente de elementos, dispositivos e equipamentos, o que se traduz na sigla IoT – Internet of Things ou, em português, Internet das Coisas.

O segundo elemento é o da qualidade da informação, onde está a base de dados e as ferramentas para consulta e aplicação das informações, como o conhecimento que é agregado ao negócio. Divide-se em dois ramos denominados BI (Business Intelligence ou Inteligência do Negócio) e Big Data, que se resume na capacidade de armazenamento e análise de dados para serem convertidos em benefícios para o negócio.

A segurança e a qualidade da informação partem da transformação de meios de comunicação físicos em meios virtuais e lógicos capazes de conectar qualquer “coisa” ou equipamento, possibilitando que ele seja operado remotamente, de forma eficaz, a fim de que gere ganhos de eficiência e melhora dos resultados.

A essência se expressa na capacidade de uma geladeira conectada a internet realizar a compra de produtos necessários ou do agrado de seu proprietário a partir de informações como preços, da disponibilidade de recursos financeiros destinados a este fim, quantidade do que se tem armazenado e previsibilidade do período de consumo.

Obviamente, os conhecimentos relacionados a protocolos de comunicação, conexões remotas, segurança da informação e computação em nuvem associados a business analytics, business intelligence e big data conduzirão os negócios nas próximas décadas. Para o indivíduo, a especialização nessas áreas significa o ingresso em um mercado que só crescerá nos próximos anos e que precisará de seus conhecimentos. Para as empresas, a adequação a essa nova realidade garante, num futuro próximo, a diferenciação, com a conquista de melhorias quanto à produtividade, resultados e satisfação de seus clientes. Mais adiante, será questão de sobrevivência.

(*) Francisco Borges é consultor da Fundação FAT em Políticas Públicas voltadas ao Ensino.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto