Brasil,

Gestão de riscos na agricultura é fundamental

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  c q c s
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Um estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), indica que nas últimas décadas, um quarto dos danos causados por desastres ambientais no mundo teve impactos sobre o setor agrícola.

No Brasil, a perda média anual é de R$ 11 bilhões, de acordo com dados da Embrapa e do Banco Mundial. O valor equivale a 1% do PIB Agrícola e o prejuízo é referente aos riscos extremos que poderiam ser gerenciados de forma mais eficaz. A conclusão, então, é que o agronegócio brasileiro necessita de um sistema de gestão integrada de riscos, a fim de reduzir eventuais perdas tanto para produtores quanto para as instituições financiadoras.

Os dados foram apresentados durante o seminário “Avaliação de Riscos na Agropecuária” que aconteceu no Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, em parceria com a Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), no dia 31 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).

Os professores da Unicamp, Rodrigo Lanna e Antonio Buainain apresentaram um sistema desenvolvido pelo Banco Mundial, que propõe uma metodologia para a gestão integrada de riscos, incluindo a avaliação, análise de soluções, operacionalização de instrumentos, implantação e monitoramento.

Segundo Rodrigo Lanna, uma efetiva gestão de risco pode contribuir para o ganho de produtividade, proteção social, saúde fiscal, segurança alimentar e adaptação à mudança climática. “É preciso mensurar os riscos, avaliar a frequência ou probabilidade, e o grau de impacto, para que seja possível estabelecer prioridades e soluções. Mas também é preciso avaliar a utilização dos recursos, que costumam ser escassos”.

Difusão e prevenção

O palestrante destacou que, além da gestão, é importante que se faça um trabalho de prevenção de riscos e também de análise da percepção do risco por parte do produtor. “Um produtor com excesso de confiabilidade nos preços ou na administração, por exemplo, geralmente não fará gestão de risco”.

Para Antonio Buainain, muitos dos riscos já são conhecidos e poderiam ser mitigados, o que acaba não acontecendo. “Os riscos acabam sendo elevados com o avanço da agricultura. É preciso difundir a importância da gestão de riscos e avaliá-los de uma maneira integrada, não só com o foco no seguro”.

Para o diretor do CPES, Claudio Contador, a difusão de uma cultura de gestão de riscos é fundamental. No entanto, em se tratando de Brasil isso não é suficiente. “Ainda falta uma série de ações para reduzir os danos no agronegócio e sustentar o crescimento desse setor, que atualmente ocupa posição de liderança na economia brasileira”.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar