Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Incubadora de Escritórios de Advocacia auxilia recém-formados a terem sucesso ao empreender na carreira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Cristina Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O projeto é o primeiro do mundo voltado ao Direito nas áreas de Inovação e Gestão Legal; dois grupos incubados em 2016 já formaram seus escritórios e outro grupo está sendo incubado para lançar-se no mercado ainda em 2017.

O sonho de muitos jovens advogados é abrir o seu próprio escritório. Mas esse sonho pode ir por água abaixo logo nos primeiros dois anos do negócio por falta de planejamento e inovação. Este é o período mais crítico para qualquer empresa e não seria diferente na área jurídica e, se somarmos a falta de experiência gerencial dos profissionais recém-formados em Direito, o cenário tende ainda mais ao desastre. A solução pode estar na “Incubadora de Escritórios de Advocacia”, que faz a ponte entre o mercado e o conhecimento obtido nas universidades, com a experiência de mentoria em Inovação e Gestão Legal.

A “Incubadora de Escritórios de Advocacia” é fruto de uma parceria entre a Universidade Positivo (UP) e o Instituto Internacional de Gestão Legal (IGL). Foi criada em 2015, em Curitiba (PR), para ampliar o campo de atuação dos advogados recém-formados que desejam ingressar em áreas inovadoras do Direito e fazer com que, em um ambiente propício ao empreendedorismo e com apoio gerencial, seus escritórios tenham melhores condições de deslanchar e obter sucesso.

“Esse projeto possibilita novos conhecimentos aos advogados, em uma prática diferente de tudo o que eles viram quando eram alunos, pois não há disciplina de Gestão Legal nas faculdades de Direito. E o mais importante, eles abrem novos campos e perspectivas na profissão, já que a ideia é orientá-los para que possam desenvolver um trabalho inovador em uma área que mais os agrade”, explica a professora Thais Paschoal Lunardi, coordenadora do projeto pela Universidade Positivo.

De acordo com Rodrigo Bertozzi, do Conselho de Administração do IGL, a ideia é revolucionar a área jurídica e atrair novos talentos. “O projeto da incubadora na advocacia é o primeiro do gênero no mundo. Foi inspirado nos modelos de incubadoras já existentes em outras áreas, entendendo que o Direito também precisa inovar, ao longo do tempo”, analisa o especialista.

Ele acredita que os participantes ganham em pouco tempo conhecimentos e experiência que advogados geralmente levam cerca de 10 anos para adquirir; mas lembra que uns dos requisitos para implantação da Incubadora é que os acadêmicos tenham sido aprovados no Exame de Ordem da OAB.

Lara Selem, uma das fundadoras do IGL, destaca, por sua vez, que o objetivo principal do Instituto é multiplicar o conceito de Gestão Legal pelo país por meio da Incubadora de Escritórios de Advocacia, de Projetos de Pesquisa e da Certificação de Gestores Legais. “Para colocar em prática a Incubadora de Escritórios de Advocacia precisávamos de um parceiro educacional e, diante disso, apresentamos o projeto para a Universidade Positivo, que aceitou o desafio”, explica a advogada e consultora.

Em dois anos já passaram pela Incubadora de Escritórios de Advocacia mais de 130 participantes. Só os melhores foram incubados. Na fase de pré-incubação, que tem duração de oito semanas, os acadêmicos de Direito e jovens advogados aprendem a estruturar o Legal Canvas (ferramenta empresarial de gerenciamento estratégico adaptada para escritórios de advocacia ) do seu futuro escritório, com foco em inovação na área jurídica. Conhecem também metodologias de gestão estratégica, sociedade de advogados, gestão de equipes, entendimento do mercado, entre outros temas relevantes.

Durante esse período, eles se reúnem e participam de palestras, dinâmicas e mentorias para preparar o projeto que será analisado para a Comissão Julgadora. Apenas o(s) melhor(es) plano(s) de negócio passam para a fase de incubação, que tem duração de 12 meses. Nesta fase, os incubados têm apoio nas áreas de Gestão Legal e desenvolvimento técnico-jurídico para aprimorar o escritório que está sendo criado. Na área de Gestão Legal, eles são orientados pelo escritório Selem Bertozzi Consultoria, especialista no assunto.

Dois grupos incubados em 2016 já formaram seus escritórios e atuam no mercado: Campos Klein e Advogados Associados (foco em agronegócios) e Fidelis & Velasco Advogados (foco em entretenimento). E um grupo está sendo incubado para lançamento ainda em 2017: Kern Di Scala, Moreto e Silva Advogados (foco em start-ups).


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar