Logo
Imprimir esta página

Carro que faz quase 30 km por litro de gasolina

Por Felipe Moreno | Start-Se

Montadora japonesa desenvolve carro que faz quase 30 km por litro de gasolina

A Mazda sabe que não consegue competir com a Tesla na corrida pelo carro elétrico. Nem com Ford, GM, Volkswagen, Fiat, Google, Apple, Bosch e tantas outras que estão desenvolvendo este tipo de tecnologia. Não tem os recursos, nem o poderio para tal. Portanto, tinha uma única escolha: desenvolver carro à combustão que fosse mais eficiente até que os elétricos.

E eles afirmam ter conseguido. A companhia desenvolveu um novo motor, SkyActiv-X, que é muito mais econômico que um carro convencional, podendo rivalizar com os elétricos em termos de custo e de dano ao meio ambiente. Seu primeiro carro com essa tecnologia, o Mazda3 que será lançado em 2019, faz cerca de 100 quilômetros por 3,5 litros – uma marca.

É comum ver carros fazendo entre 5 até 10 km/l atualmente (o Onix, o carro mais vendido do Brasil, faz 8,8 km/l em seu modelo 1.0). O Mazda3 chega a fazer quase 30 km por litro. É muito mais eficiente.

Como eles conseguiram? Fizeram um motor que, em baixa rotações usa faísca para funcionar e em alta rotações usa compressão. É uma tecnologia que Ford, GM e Hyundai tem procurado desenvolver por anos, mas sem muito sucesso.

Abastecer o tanque deste carro vai custar em alguns países o mesmo que recarregar uma bateria de um Tesla. Só que o carro tem o potencial de ser muito mais barato que um Tesla e, ao contrário da bateria, o motor não perde capacidade total se for tratado corretamente.

Além de que, como carro a combustão, teria a possibilidade de ter uma autonomia ainda maior – e não ter que montar uma rede de abastecimento nova, como é o caso dos carros elétricos. Contudo, ele ainda mantém emissões de poluentes próximo da casa das pessoas, colaborando para a poluição das cidades.

Embora o motor movido à gasolina esteja sendo proibido em vários países (como Alemanha, França e Reino Unido, que vão tirá-los de circulação até 2040), essa tecnologia vem para trazer. Grandes corporações, como a Mazda, ganham muito por serem inovadoras.

Vamos tratar deste assunto no Corporate Class, nosso evento para empresas que estão procurando inovação. Trata-se de um evento de quase 10 horas em São Paulo, no qual você vai ver alguns excelentes cases de inovação corporativa que geraram incontáveis ganhos para grandes corporações e que podem te ajudar a fortalecer sua empresa.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto