Brasil, 12 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Seis dicas para melhorar o desempenho de mulheres empreendedoras

Uma das poucas executivas na área de tecnologia da informação, a partir de sua experiência profissional de sucesso e das lições que adquiriu ao participar de eventos de empreendedorismo feminino, dá conselhos de como estimular a atuação empreendedora e profissional da mulher.

Os analistas do setor asseguram que inúmeras mulheres têm ciência do potencial desse segmento para sua atuação profissional e globalmente, o índice de empreendedorismo das mulheres está crescendo mais de 10% a cada ano.

A diretora geral da It Line Technology, Sylvia Cristine Bellio, há anos tem desenvolvido um trabalho visando fortalecer a participação das mulheres no segmento onde atua e disponibiliza conhecimento e tecnologias para mulheres que comandam empresas de todos os tamanhos ou dirigem setores de negócios.

Proprietária do maior canal de vendas da Dell Inc. no Brasil foi uma das poucas representantes brasileiras no evento Dell Women’s Entrepeneur Network 2017 (DWEN) ou Rede de Mulheres Empresárias, realizado semana passada, em São Francisco, EUA. Sylvia pôde conhecer de perto experiências de outras empresárias estrangeiras. Nesta oitava edição, teve a participação de 200 empresárias de 20 países diferentes e contou com palestrantes, executivos da Dell, convidados especiais e profissionais de uma ampla área de aplicação de TI.

As áreas de gestão e de TI, apresentam peculiaridades que precisam ser compreendidas especialmente pelas empresárias e executivas, por isso, é importante colocar em pauta temas ligados as áreas de RH, segurança, e transformação digital. A cada momento surgem novidades que podem ser uma oportunidade ou ameaça. Diante deste cenário, Sylvia Bellio elencou alguns fatores importantes que contribuem para o desenvolvimento das gestoras de TI.


1- É preciso entender intensamente o negócio, avaliar a fundo os números e projetar o futuro

A diretora da It Line, Sylvia Cristine Bellio, preconiza que uma empreendedora ou executiva precisa principalmente conhecer bem sua empresa, entender profundamente seus números, calcular quanto vai crescer e como atingirá os resultados. Além disso, para conseguir investimentos internacionais é essencial falar inglês fluente para poder apresentar o negócio, como também entender os benefícios e exigências. “Uma dica muito importante: sempre fale sobre números primeiro. É importante saber responder as seguintes perguntas: Por que você? Por que sua empresa?”, aconselha ela.

2- A visão externa é muito importante para tomar decisões mais complexas. Não se pode deixar de empregá-la

A empresária sugere para as gestoras de seus empreendimentos a criação do conselho consultivo. Mas enfatiza que é preciso ter muito claro o que se espera dessa Partner Advisory para ter resultados mais efetivos. No entender de Sylvia, o órgão pode ser muitas vezes a abertura de portas para novos negócios, uma grande oportunidade de conhecer melhor a própria empresa e deixar a empreendedora mais capacitada, porque exige estudos e preparo para responder aos conselheiros. “Muitas vezes no dia a dia esquecemos pequenos detalhes e não conseguimos ver soluções simples que estão na nossa frente”, observa ela. “Dependendo do tamanho da empresa muitas vezes é melhor buscar uma pessoa especializada para ajudar a direcionar suas ideias e abrir a mente para solucionar problemas”, complementa.

3- Na transformação digital os dilemas são constantes e as alternativas são diversas, portanto o apoio técnico é essencial

O mundo passa por uma transformação digital, e por isso a diretora geral da It Line frisa que toda e qualquer empresa, independentemente se for indústria, comércio ou serviço, seja de que porte for, é preciso atualizar o negócio sempre. A executiva conta que tenta demonstrar para outras empreendedoras e clientes como pode ajudá-las com tecnologia – software, hardware e serviços – na transformação digital que está ocorrendo em diversos pilares. “Algumas decisões são essenciais para a movimentação da empresa e as empreendedoras devem sempre buscar consultoria para ajudar a entender como fazer suas escolhas diante de tanta inovação existente no mercado, como por exemplo, ter os dados numa nuvem ou deixá-los na própria infraestrutura do sistema ou, ainda, adotar uma cloud pública ou privada”, descreve.

4- Os Recursos Humanos são peça-chave, mas apresentam muitas dificuldades no processo decisório que precisam ser analisadas em detalhes

No que tange a recursos humanos, destaca a dificuldade atual nas empresas de manter seus profissionais, como deixá-los motivados e de que forma competir com grandes companhias como as do Vale do Silício, que para a executiva são uma espécie de “parque de diversões de altos salários”. Uma questão que tem lhe intrigado é como medir produtividade dos funcionários em home-office. “No Brasil além de todos estes problemas temos as dificuldades da legislação trabalhista, que dificultam o crescimento e contratação nesse novo modelo de negócio”, analisa. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dedica um capítulo inteiro de medidas protetivas ao trabalho feminino e a Constituição assegura a paridade salarial das mulheres, além de outros benefícios em virtude da maternidade. “Não podemos deixar de nos preocupar com a dignidade do trabalho feminino, mesmo porque ela cumpre dupla jornada e acaba sendo o centro natural da família”, interpreta Sylvia.

5- A sensibilidade feminina pode ajudar nas escolhas, recursos e alternativas possíveis

A maior parte das empresárias e empreendedoras “antenadas” pelo mundo usa tecnologias inovadoras para alcançar clientes e utilizar dados de forma sem precedentes. “Como tem sido defendido pela Dell, as mulheres especialmente por sua sensibilidade entendem que não é a tecnologia em si que é importante, mas quais conexões, soluções e mudanças que se podem fazer”, expõe Sylvia.

6- As mulheres unidas vencerão, porque trocarão mais informações e conhecimentos

Por intermédio da Dell Women’s Entrepreneur Network, tem havido uma conexão de empresárias em todo o mundo com redes, fontes de capital, conhecimento e tecnologia, que oferecem mais condições para se produzir ainda mais. O evento tem proporcionado anualmente o crescimento de uma rede internacional com centenas de mulheres empresárias que se conectam ao longo do ano para compartilhar seus conhecimentos e apoiar suas colegas no maior desenvolvimento do negócio e nos seus planos de expansão. Sylvia Cristine Bellio tem realizado um grande esforço para que outras mulheres se integrem nesse amplo grupo.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::