Brasil,

Como fica a partilha de bens na Dissolução da União Estável ?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora May Pelegrim
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Débora May Pelegrim

No Direito Brasileiro, é chamado de união estável quando as pessoas convivem juntas sem a relação de um casamento formal que se assemelha ao matrimônio, porém com características próprias.

Caso a União Estável não tenha contrato será adotado o regime de comunhão parcial de bens, ou seja: se comunicam os frutos adquiridos durante a convivência. Os bens por herança ou doação para só um dos companheiros não serão divididos, mas os frutos sim.

Porém, alguns bens não integram o patrimônio comum da sociedade conjugal, mesmo que estes tenham sido recebidos ou adquiridos por um dos cônjuges durante este período, são eles:

- os bens que cada cônjuge possuía anteriormente ao casamento;

- os bens recebidos por doação ou sucessão (herança) em qualquer tempo;

- os bens contraídos com o produto da venda dos bens particulares;

- os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profissão;

- os rendimentos do trabalho pessoal, bem como pensões e outras rendas semelhantes.

Poderá se adotar outro regime de bens por meio de contrato de escritura pública ou particular, adotando o regime de bens que lhes for mais conveniente.

Em caso de dissolução da união estável, se houver patrimônio, terá às partes que realizar a partilha dos bens existentes, sendo possível pela via judicial e extrajudicial. Pela via extrajudicial somente poderá ocorrer caso o pedido seja consensual e que os conviventes não possuam filhos menores ou maiores incapazes - sendo necessário que os conviventes estejam acompanhados de advogado.

Autora: * Débora May Pelegrim, Advogada OAB/SC 45263, colaboradora do Escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados, na área de Direito de Família e Sucessões


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar