Brasil,

Sincor-SP e Sindseg SP, em parceria com a Secretaria de Educação, dão início ao Projeto de Vida Segura

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Sincor - SP
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

O programa Cultura do Seguro, mantido desde 1992 pelo Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de SP) e Sindseg SP (Sindicato das Seguradoras do Estado) para levar conhecimento do setor, foi reformulado e ganhou força em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Em reuniões com o secretário de Educação do Estado, José Renato Nalini, foi viabilizado que o programa seja levado a mais de 500 escolas estaduais neste segundo semestre.

O lançamento oficial do programa aconteceu nesta quarta-feira, 26/07, no Teatro Fernando de Azevedo, localizado no mesmo prédio da Secretaria da Educação. O educador Sadao Mori, que participou da criação do Projeto de Vida Segura, disse que o trabalho é aderente à Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) do Governo Federal.

Mori explicou que, com a tecnologia e a difusão de informações, o papel do educador e da escola mudou: o aluno não depende mais do professor para ter acesso a conteúdo, a função da pedagogia passa a ser de fazer com que o aluno “aprenda como aprender”, ou seja, desenvolva o indivíduo para que ele seja capaz de tomar decisões.

E para prender a atenção dos alunos em tempos de tecnologia, a ideia foi levar o aprendizado para os smartphones, com a criação de um game que cria situações em que o jogador precisa tomar decisões sobre como cuidar de seu patrimônio, que o façam refletir sobre prevenção e que fique sensibilizado para o planejamento. “Precisava ser uma experiência significativa, que fizesse sentido para o aluno. Facilita a aprendizagem por caminhos inovadores”, disse.

Os corretores de seguros voluntários, que irão atuar como educadores nas escolas, farão uma dinâmica com os alunos para ver quem chega com maior patrimônio ao final da rodada, e a aula é encerrada com um vídeo desenvolvido para o projeto, para ensinar de forma descontraída alguns conceitos sobre a importância do seguro.

O presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, enalteceu o trabalho de levar a cultura do seguro à sociedade, destacando os profissionais que criaram e desenvolvem o programa por tantos anos. “Os corretores de seguros são os naturais disseminadores da cultura do seguro, por serem o elo com a sociedade. Antes da reparação, o seguro promove a prevenção, e nada melhor do que prevenir para termos um mundo mais organizado e em rumo de melhor planejamento. O Projeto de Vida Segura traz este aspecto de trabalho de cidadania junto à sociedade, com jovens que estão em idade de iniciar planejamento”.

A importância da educação securitária aos jovens também foi destacada pelo presidente do Sindseg SP, Mauro Batista. “A luta pela propagação do seguro, sem dúvida, é um exercício de cidadania. Temos a preocupação de que o seguro, um agente do bem, indispensável para a vida, tenha seu desenvolvimento para que as famílias e pessoas estejam protegidas. Os problemas de nosso País podem ser solucionados a partir da educação, que é base de qualquer povo. O programa Cultura do Seguro já levou o setor a mais de 3 mil escolas, e no novo modelo, acreditamos que deva despertar ainda mais o interesse dos jovens que estão conectados à tecnologia”.

O diretor do Sincor-SP responsável pela condução do Cultura do Seguro, e 2º secretário, Osmar Bertacini, frisou a felicidade em ver a conclusão do trabalho de modernização do programa, que é de grande importância para a sociedade. “Vamos levar de forma atrativa o mercado de seguros aos jovens, que representam um terço dos novos consumidores de seguros, e a quem precisamos conscientizar. Demandarei todos os esforços para que esse programa se fortaleça e multiplique cada vez mais”.

Marcio Coriolano, presidente da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), destacou a convergência das entidades trabalhando para o bem comum. Já o presidente da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar, definiu o lançamento do programa como um marco para a educação sobre o setor.

Antonio Penteado Mendonça, corretor de seguros, advogado, e assessor jurídico do Sincor-SP, responsável pela aproximação das entidades com o secretário da Educação, também comentou sobre a união de forças. “Meu mérito foi ter unido amigos que podem, que sabem e que fazem. É por isso que este projeto vai dar certo e é uma revolução no ensino do seguro, principalmente pela forma que ele vai chegar no jovem”.

O secretário de Educação, José Renato Nalini, fechou o cerimonial enfatizando que, apesar de todas as dificuldades, ainda há professores e educadores empenhados em levar o conhecimento, em formar os jovens. “A escola hoje tem que estimular o aprendizado. Todos nós ganhamos quando nos aproximamos de uma escola e levamos carinho, que é o que a rede pública mais precisa. Com este Projeto de Vida Segura nós vamos transformar a escola pública de São Paulo, quem vai ganhar é a humanidade, pois iremos tornar a escola mais humana, mais próxima da vida – tenho certeza que este projeto fará isso”.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar