Brasil,

"Liderança não é cargo, é comportamento", diz especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Abreu
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Napoleão Bonaparte, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Sócrates, Steve Jobs, Jorge Paulo Lemann, Ayrton Senna, Bernardinho… Esses são alguns exemplos de pessoas que são ou que foram líderes, cada um em sua área de atuação.

Segundo o coach e consultor de carreira Emerson Weslei Dias, liderança está relacionada com personalidade e visão – definir metas, planejar a estratégia, criar as ferramentas, apontar a direção, orientar e mobilizar seguidores. “Liderança envolve inspirar pessoas, evocando o melhor de cada um para atingir um objetivo”, diz.

Chefe X Líder. Diferente do que muitos pensam, nas empresas, o exercício da liderança pouco tem a ver com o cargo. Dias destaca que há muitos casos de pessoas que não têm o cargo, mas que exercem a liderança pelo conhecimento, pela influência, e, assim, exercem algum tipo de poder sobre os outros. “Lembro-me, enquanto gerente, de situações em que tinha mais poder (influência) do que muitos diretores. Outras vezes, já como diretor, outras pessoas com cargos menores, em algumas situações, tinham mais liderança que eu. De uma simples reunião à condução de um projeto, liderança é comportamento, tem a ver com autoridade sobre determinada situação”, afirma.

O coach ainda ressalta que os gestores estão em um papel de liderança porque podem influenciar o comportamento de uma equipe de trabalho, mas apenas o fato de “estar líder” não significa que sejam eficientes nesse papel. Ele explica que em geral, há dois tipos de líderes em uma organização: formais e não formais. A liderança formal é aquela exercida por uma pessoa nomeada, contratada, indicada ou eleita para o cargo. Já a liderança informal é exercida, naturalmente, por pessoas que conseguem influenciar outros por suas habilidades especiais e recursos.

Características para ser um líder de sucesso. Comandar ou dar orientações? Centralizar ou motivar? Mandar ou inspirar? Algumas características são fundamentais para exercer a liderança. Saiba o que fazer para conquistá-la.

Seja um bom exemplo
Deixe que suas atitudes falem mais alto que suas palavras. Caso contrário, não conseguirá exigir das pessoas aquilo que você mesmo não faz.

Tenha coragem
Líderes de sucesso são corajosos e isso não significa ausência de medo, mas aprender a reconhecer seus medos, enfrentar a realidade de cada situação e escolher a melhor maneira de agir para que os objetivos sejam alcançados.

Seja humilde
Tenha humildade para reconhecer seus erros, fracassos e pontos fracos. Peça desculpas se errou e aceite ajuda dos que estão dispostos a contribuir.

Valorize as críticas
Escute as pessoas que discordam de você e que possuem opiniões diferentes. Tente entender os seus pontos de vista e identifique o que você pode fazer para melhorar.

Reflita
Autoconhecimento é fundamental no processo de liderar outras pessoas. Dedique-se alguns minutos do seu dia para refletir sobre a maneira que tem liderado.

Multiplique boas lideranças
É fundamental para um bom líder saber identificar e estimular outras lideranças dentro da organização, garantindo a continuidade do trabalho.

Sobre Emerson Weslei Dias
Possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. É coach, consultor de carreira e autor do livro "O inédito viável". Diretor de Liderança e Gestão de Pessoas da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar