Brasil,

Como destruir o concorrente fazendo o básico em vendas e no atendimento ao cliente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcos Biaggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Vivemos na sociedade de serviços onde há uma hipercompetição. Existe uma disputa acirrada pelos mesmos mercados e clientes e quem sai ganhando com isso é o consumidor - que e se vê rodeado de opções para a mesma necessidade.

Estão levando vantagem as empresas que foram capazes de fazer o que os seus concorrentes não estão atentos e muito menos executando. Nos processos básicos de relacionamento com o cliente, atitudes simples podem destruir as chances do concorrente no primeiro contato com o cliente. Essas atitudes são simples justamente porque devem ser executadas não apenas por vendedores e pessoal de atendimento ao cliente, mas como toda a organização.

Tempo de resposta

As empresas investem dinheiro, tempo e dedicação para aumentar a presença na web e gerar tráfego no seu site. Mas esquecem de cuidar das respostas às solicitações que surgem pela web - via site ou via redes de relacionamento. Os e-mails recebidos, assim como as ligações telefônicas, são críticos; o tempo que eles demandam para responder é muitas vezes mais importante do que como responder. As pessoas estão acostumadas a esperar dias por uma resposta. Portanto a rapidez e a atenção no retorno a um contato gerado pela web ou por telefone pode fazer a diferença na decisão de compra de um cliente potencial.

  • Responda o prospecto que se dirigiu à sua empresa a partir da web ou de uma lista telefônica de forma instantânea, seja por e-mail ou telefone. Poucos minutos devem separar a iniciativa de contato do prospecto do retorno da sua empresa.
  • Procure evitar respostas automáticas, customize o atendimento e a informação e mencione o nome do cliente potencial na mensagem ou no telefonema de retorno.
  • Tenha uma pessoa dedicada a respostas, bem treinada e informada sobre seus produtos e serviços para direcionar o prospecto ao vendedor mais adequado.
  • Prefira o contato direto e pessoal, agende uma visita imediatamente ao retornar o contato.
  • Meça e registre todos os contatos gerados via web ou telefone para saber como direcionar melhor os seus investimentos e a preparação da sua equipe que faz o atendimento receptivo.

Ofereça algo diferente

Durante o seu processo de resposta instantânea, seja por telefone ou e-mail, ofereça ao cliente potencial algo que represente o seu diferencial competitivo muito antes de pedir-lhe que compre de você.

  • Ofereça informações, ideias e recomendações que possam ser úteis a ele.
  • Jamais comece o seu discurso destruindo o seu concorrente ou mencionando que o seu produto é o melhor do mercado. Ofereça informações e fatos que levem o cliente a concluir isso por si mesmo.
  • Se tiver a oportunidade de contato pessoal, concentre-se inicialmente na necessidade do cliente, e não em valorizar a sua empresa, produto ou serviço antes mesmo de saber o que cliente necessita de fato.

Seja consultor

Logo nos primeiros contatos, procure alcançar nível de postura que o qualifique como líder ou especialista no seu segmento. Comece a impor-se como consultor, e não tomador de pedidos. O que vai fazer a diferença nisso é a qualidade das perguntas para entender a necessidade do cliente. Procure fazer as perguntas que levem o prospecto e pensar que você conhece mais sobre ele do que ele imagina. Faça a pergunta que ele não consiga responder, arranque dele expressões do tipo “eu nunca pensei nisso” ou “o que você acha?”. Esses são os sinais que você precisa para perceber que acaba de se tonar um consultor para aquele cliente.

  • Crie em seu roteiro de vendas um conjunto de perguntas que faça o cliente mergulhar fundo no problema ou na sua “dor”.
  • Lembre-se que 80% da decisão de compra se dá pela emoção e 20% pela lógica ou pela razão. Não perca a oportunidade de “meter o dedo na ferida do cliente”.
  • Pergunte, pergunte e pergunte. Quando o cliente não responder e, ao contrário, perguntar-lhe, você acabou de entrar no caminho que o levará a concluir uma venda de forma bem sucedida.

Siga esses três passos no primeiro contato do seu cliente, seja via web ou por telefone, e você poderá eliminar os seus concorrentes antes mesmo que eles comecem a competir pelos mesmos compradores.

==================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.

Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.

Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar