Bate-papo seguro: Thinkseg

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Seguro Total

No Bate-papo seguro desta semana convidamos o CEO da Thinkseg, Andre Gregori.

O que diferencia o aplicativo Thinkseg de outros nesse segmento?

A tecnologia do APP thinkseg, desenvolvida pela thinkseg, captura e transmite os dados da condução do veículo por telemática. O APP, baixado no celular (da loja Google Play ou da Apple Store), avalia o jeito da pessoa dirigir o veículo, baseado nas variáveis : quilometragem percorrida, modo de aceleração, de frenagem, e até curvas realizadas (bruscas ou suaves). O APP thinkseg ainda registra imprudências, como digitar no celular durante a condução do automóvel.

Ao final de cada mês, o APP mostra os resultados obtidos em relação ao jeito da pessoa dirigir. A partir daí, são geradas as estrelas (pontos). Quem tem mais estrelas no mês (motorista prudente), vai ter mais descontos na hora da renovação do seguro, podendo chegar a 40% de desconto. Tudo é feito pelo celular.

Outras empresas usam rastreadores no carro ou aplicativos para pagamento, ou acompanhamento de reparos no carro.

O APP thinkseg, baixado no celular, é o único que avalia o comportamento do motorista no volante para a cobrança do seguro de modo personalizado. É um novo formato de seguro, por meio do qual o bom condutor é premiado, não apenas na renovação do seguro, mas todos os dias, por meio da sua tecnologia pay as you use (pague conforme você usa).

Como surgiu a ideia desta plataforma?

Após deixar a BTG Pactual Seguridade, estava certo de que o único caminho para o corretor era a tecnologia, principalmente, nesse momento que estamos vivendo. Acredito que a tecnologia pode ampliar o papel fundamental de distribuir, propagar e difundir o seguro. Depois de pesquisar em vários países o que poderia trazer de novo ao mercado brasileiro, finalmente, cheguei a esse modelo que, ao mesmo tempo, é inovador e muito conveniente ao usuário. Mas, também lucrativo para o corretor. Pelo smartphone, é possível contratar um seguro, o que traz praticidade e transparência. É nosso jeito de tentar mudar a forma como o cliente vê esse mercado. E quando falamos em justo, estamos falando em personalização, em oferecer descontos ao motorista que dirige melhor, porque nossa tecnologia permite entender esses perfis.

É uma forma de termos mais transparência e uma democrática capilarização do seguro no país. Quando a ideia da thinkseg ficou clara, entendi que era a hora de me dedicar completamente e buscar pessoas e tecnologias que fizessem essa ideia sair do papel.

A Thinkseg pretende melhorar o relacionamento entre cliente, seguradora?

Com certeza, o melhor relacionamento entre cliente e seguradora é uma tendência por conta da transparência e da independência do modelo de negócios da thinkseg. Por ser uma start-up de seguros, a thinkseg não está ligada aos grandes conglomerados financeiros, nem aos grandes bancos, nem às grandes seguradoras.

É importante ressaltar que a thinkseg não é uma seguradora e também não é uma corretora.

A thinkseg é uma plataforma de seguros que conecta clientes, corretores e seguradoras pelo celular.

Atualmente, participam do marketplace da thinkseg as seguradoras American Life Seguros (Alseg), Sancor (grupo segurador há 68 anos, com sede na Argentina), BNP Paribas Cardif Brasil, QBE Seguros (seguradora australiana presente em 37 países), Bradesco Seguros. Negociações com outras seguradoras estão em andamento.

Há aproximadamente 3 mil usuários na plataforma thinkseg, interagindo com os corretores cadastrados e com as seguradoras.

Vantagens para o corretor a partir das ferramentas oferecidas

O corredor é o principal propagador do nosso modelo de negócios. O formato inovador do APP thinkseg permite que o corretor fique livre de burocracias operacionais. Com a thinkseg, o corretor não vai perder o tempo dele cotando preços de seguros com diversas seguradoras, negociando pagamento, pedindo assinaturas de propostas e outras pendências. O objetivo da thinkseg é que o corretor dedique seu tempo a sua maior expertise: vender seguro ao cliente. O ato de vender é maior habilidade dos corretores, trazendo mais pessoas para o mundo do seguro.

A cada novo cliente captado, a partir da primeira indicação do corretor, mais pontos o profissional acumula para serem trocados por dinheiro. O nosso formato inovador de conceder pontos, de diferentes maneiras, vai remunerar o corretor muito bem, de acordo com a performance dele. Os pontos vão se multiplicando.

No portal do corretor no app, o profissional acompanha sua própria carteira de clientes.

A parceria com seguradoras e aplicativos pode ser considerado o futuro do mercado segurador?

A inovação tecnológica mudou a relação das pessoas com o banco. Visitas pessoais e telefonemas às agências cederam espaço ao internet banking. Mas, se a pessoa tiver à disposição o aplicativo do banco no celular dela ou no tablet, maior a facilidade para: pagamentos, transferências e aplicações. Por esse motivo, todos os bancos correm para disponibilizar APPs aos clientes.

O processo com as seguradoras segue pelo mesmo caminho, pois o APP é o futuro de qualquer instituição que deseja levar comodidade ao cliente.

Muitas seguradoras já oferecem APPs aos clientes. No entanto, esses aplicativos não realizam 100% da compra do seguro pelo celular. São APPs para o acompanhamento de serviços variados.

Até o momento, somente a start-up de seguros thinkseg realiza 100% de todo o processo de compra do seguro pelo celular, desde a simulação, contratação do seguro, pagamento, chamada de socorro nos imprevistos, deslocamento do guincho e etapas do reparo na oficina.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros