Brasil, 20 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Para reduzir riscos, empresas adotam análise criteriosa de candidatos a cargos estratégicos

  • Escrito por  Daniel Fernandes
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Seguros
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Para reduzir riscos, empresas adotam análise criteriosa de candidatos a cargos estratégicos

Demanda de consultoria por verificação de histórico profissional cresce 20%;

Objetivo, levantamento mira em questões que podem causar impactos futuros

A possibilidade de responder objetivamente por atos ilícitos de funcionários, prevista por marcos legais como a Lei Anticorrupção e a Lei das Estatais, tem feito crescer no Brasil o interesse por uma análise mais criteriosa do histórico profissional de candidatos a cargos estratégicos.

Conhecida também por background check, a prática consiste em uma pesquisa para identificar riscos associados a um potencial colaborador antes de sua contratação. “Para reduzir vulnerabilidades e futuras ameaças reputacionais, empresas e gestores buscam cada vez mais decisões apoiadas em fatos e informações objetivas”, afirma Carlos Lopes, diretor da Kroll no Brasil, consultoria em gestão de riscos que presta o serviço globalmente e viu sua demanda crescer em 20% este ano no país.

Diferente de outros trabalhos consultivos para suporte à área de Recursos Humanos, que cobrem avaliações técnicas, comportamentais e relacionais, além de incluir um pente fino em opiniões e posições emitidas em redes de relacionamento digital, o background check se distancia da subjetividade e não aprova postulantes a vagas do mercado. “O trabalho é coletar dados e reportá-los ao cliente. Não há recomendação nem indicação em nosso relatório”, explica Lopes.

O levantamento normalmente contempla biografia, litígios e ações disciplinares ou administrativas, associações pessoais e empresariais sensíveis, além de conexões político-partidárias. Tudo feito a partir de dados públicos, comerciais e por meio de entrevistas com fontes.

De acordo com Lopes, a profundidade da análise é condicionada às responsabilidades do cargo, mas as principais preocupações são a verificação do histórico profissional – checagem quanto à veracidade de experiências e qualificações apresentadas no currículo –, a existência de multas e sanções por atividades antiéticas, situações que envolvam conflitos de interesse, como a participação no quadro societário de outras companhias, e ligações políticas, o que pode sinalizar chances de corrupção.

Segundo o executivo, no Brasil prevalece o background check para níveis no topo da estrutura organizacional, como de direção para cima, mas crescem os pedidos que ampliam o escopo para posições gerenciais e de médio escalão que sejam críticas, alinhando o país à prática de companhias em mercados mais regulados e maduros em termos de governança.

A tendência se justifica. Pesquisa anual feita pela Kroll com executivos de diferentes setores revela que, por aqui, funcionários juniores e temporários foram juntos responsáveis por 48% das fraudes identificadas nos últimos 12 meses. O alto escalão respondeu por 9% das indicações. “Mas embora inferior, o impacto de ilícitos nessa faixa costuma ser muito maior, principalmente o reputacional”, comenta Lopes.

Sobre a Kroll

A Kroll é líder mundial em gestão de riscos e investigações corporativas. Há mais de 40 anos, ajuda seus clientes a tomarem decisões sobre negócios, pessoas e ativos, por meio de uma ampla gama de serviços para prevenir e mitigar riscos. 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::