Brasil,

Quando manter os clientes é mais importante do que conquistar novos mercados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcos Biaggio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

Onde concentrar os esforços de vendas: no relacionamento com os clientes atuais, de modo que eles repitam a compra, ou em prospecções de novos clientes e mercados?

Essa é a pergunta que pode definir o desempenho das equipes de vendas quando o mercado está retraído e a demanda em declínio.

Se considerarmos que gerar prospectos implica em investimentos em mídia e ações promocionais, descontos, esforços para a diferenciação de produtos e serviços, todos com resultados questionáveis porque a força de venda raramente trabalha focada em “testar e medir”, logo concluímos que esse caminho talvez não deva ser a prioridade para vender mais. Como alternativa viável para gerar mais riqueza, podemos concluir que explorar a carteira atual de clientes é, de fato, a melhor alternativa para alcançar mais vendas e mais resultados.

Dentre todos os esforços de alavancagem de um negócio estruturado, aumentar o número de transações por cliente e a média de venda explorando a própria carteira pode representar a estratégia mais barata e ao mesmo tempo de maior valor para a empresa. Muito se fala que conquistar novos clientes é 4, 5 ou 6 vezes mais caro do que manter aqueles em carteira. Além do mais, ganhar participação no mercado dos concorrentes não é o maior fator de crescimento dos negócios. A consultoria norte-americana McKinsey realizou uma pesquisa com empresas brasileiras e o resultado foi surpreendente. De acordo com as constatações, a estratégia de maior resultado para o crescimento dos negócios foi “fazer os clientes atuais comprarem mais”, alcançando participação de 73% no crescimento das empresas.

O que a sua empresa está fazendo para elevar os negócios com os clientes atuais?

Repare que isso significa basicamente aumentar a quantidade de transações por cliente e a média de venda. Fazendo um exercício rápido, se tivermos um incremento de 10% no desempenho desses 2 itens, estaremos aumentando o lucro do negócio em 21%; se gerarmos ações para aumentar em 30% o número de transações e o ticket médio, o impacto no lucro será de 44%. Portanto, não há razão para “brigar” por novos clientes e competir por preço, quando podemos obter maiores resultados, de forma mais rápida e mais barata, atuando exclusivamente na base atual de clientes.

Veja a seguir algumas sugestões simples e de resultado rápido para vender mais a quem já conhece os seus produtos e serviços.

  • Prepare um vendedor ou uma equipe e treine para dedicar-se aos clientes existentes. Reveja o portfólio de produtos e estabeleça metas em termos de número de transações por cliente e média de venda.
  • Crie um programa de comunicação com os clientes, isso vai facilitar a abordagem pelos vendedores. Informe periodicamente as novidades, inspire para novas compras, desperte necessidades, crie uma imagem positiva e simpática da sua empresa e seus serviços usando tantos meios de comunicação quanto puder.
  • Construa relacionamentos fortes e duradouros, crie a confiança e torne isso um valor da sua empresa. Preocupe-se acima de tudo a prestar excelente atendimento e serviço e disponibilize informações precisas e de forma rápida. E-mails, telefonemas e mensagens recebidas via website precisam ser tratadas na medida do possível no mesmo dia que chegam.
  • Peça indicações aos clientes atuais. Cliente satisfeito e que confia em você não pensa duas vezes ao indicar-lhe amigos e parentes. Uma venda por indicação é 50% mais rápida e mais barata do que aquela que não é referenciada por um cliente que já o conhece. Essa tática não é usada normalmente pelos vendedores como deveria.
  • Lembre-se que cliente ativo está sempre à disposição para ouvi-lo e recebê-lo. Ele contribui como ninguém com o que existe de mais sagrado para um negócio: o seu desenvolvimento e os seus resultados. Atente para o fato de que o seu concorrente estará sempre por perto para agir no momento em que você afastar-se dos olhos do seu cliente ou não cumprir o seu compromisso.

==================================================

O autor é coach empresarial e consultor de vendas.
Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.
Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar