Brasil, 26 de Setembro de 2017
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5 coisas que não deixam sua agência deslanchar

  • Escrito por  Leandro camacho - Dino
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Uma agência requer vários conhecimentos específicos em muitas áreas: financeiro, administrativo e até na psicologia. Além disso, conhecer muito bem o mercado que atua e saber vender as ideias e serviços da agência são habilidades pra lá de indispensáveis. Para a agência ter sucesso no mercado é importante lembrar de alguns detalhes importantes. Confira 5 detalhes que não deixam uma agência decolar.

Uma agência requer vários conhecimentos específicos em muitas áreas: financeiro, administrativo e até na psicologia. Além disso, conhecer muito bem o mercado que atua e saber vender as ideias e serviços da agência são habilidades pra lá de indispensáveis.

Para a agência ter sucesso no mercado é importante lembrar de alguns detalhes importantes. Confira 5 detalhes que não deixam uma agência decolar.

Fazer menos que o mínimo.

Quando o cliente contrata uma agência, ele espera que no mínimo aquilo que foi acertado e definido seja entregue. É sempre nos detalhes que o cliente percebe o grau de importância que você está dando para ele. Não resolve fazer um trabalho supercriativo, se o site do cliente possui algum erro de programação, se esqueceram de revisar algum texto, se está faltando algum detalhe importante. Esta percepção de que a agência está sempre atenta a tudo é o que faz o cliente confiar no trabalho e deixar sua agência ser merecedora da confiança dele e da conta de sua empresa.

Não dar feedback

O cliente precisa de atenção. Algo que preocupa muito o cliente é a falta de feedback (retorno). Em muitos casos a agência vai até o cliente, coleta o briefing e só aparece depois de um mês com a campanha já no ar e com resultados pouco discutidos e esclarecidos. O cliente precisa saber como está o andamento do seu trabalho, se a agência está com dúvida, qual é o prazo de cada etapa, quais resultados e quais estratégias adotar etc. Isso mostra que o processo é organizado e que tem alguém dando a devida atenção ao cliente dentro da agência. Ter um contato constante com o cliente torna o processo mais colaborativo, aproxima o cliente da agência e faz com que a atividade seja mais assertiva, evitando retrabalhos e mal-entendidos. Relatórios claros, recorrentes e em uma linguagem simples são sempre bem recebidos pelo cliente.

Dar pouca importância ao cliente

Você conhece o seu cliente? E o cliente do seu cliente? Não?

É muito valorizada a agência que se interessa pelo negócio do cliente e que procura entender todo o seu mercado. O cliente precisa de ter a certeza que a agência está próxima e também entende do seu negócio, caso contrário será tratada como um simples fornecedor. Procure conhecer o cliente mais de perto, estude os concorrentes, leia sobre notícias do segmento, conheça datas importantes para a empresa e saiba quem são os clientes do seu cliente e qual o perfil deles. Dessa forma, você deixa de ser um simples tirador de orçamento, um simples fornecedor, para se tornar um importante parceiro estratégico.

Nem tudo que seu cliente quer, é o que ele precisa

Nem sempre o que o seu cliente pede é o que realmente vai ajudá-lo a atingir o objetivo que precisa. É importante entender o que o cliente precisa e está disposto a investir, mas você tem que ter conhecimento suficiente para indicar o tipo de campanha ou ação mais eficaz para alcançar o resultado que ele espera, dentro do orçamento que ele dispõe. Não adianta o cliente falar que quer anunciar na mídia X se você sabe que ele teria melhores resultados na Y e Z. É nesta hora que a agência precisa mostrar qual é a melhor opção e quais são todas as ações a serem realizadas para aumentar os resultados. É aí que o “custo” passa a ser “investimento”.

Tempo perdido com tarefas repetitivas

Muitos profissionais da agência perdem boa parte de seu precioso tempo com trabalhos burocráticos e nada criativos. Perde-se muito tempo com tarefas repetitivas como por exemplo levantamentos de dados para elaboração de relatórios de desempenho para os clientes. Relatórios são primordiais mas é um trabalho cansativo e demorado. Para isso existem ferramentas que auxiliam e muito todo esse trabalho como o DashGoo (https://dashgoo.com). Com o DashGoo você consegue fazer relatórios de Facebook, Instagram, AdWords e Google Analytics para seus clientes em poucos passos sem precisar dedicar horas com planilhas e gráficos. Todo o processo de relatórios pode ainda ser automatizado com o agendamento e envio recorrente na frequência selecionada. Com isso sobra muito mais tempo para poder planejar e trazer maiores resultados aos clientes e também para a prospecção de novos.

 

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