Brasil, 17 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sincor foi fundamental para o fechamento de Associação

  • Escrito por  c q c s
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Seguros
  • Imprimir
  • Compartilhar::

O sucesso da ação policial que resultou na prisão, nesta quarta-feira (12/07), de dois dirigentes da APM Brasil, associação que comercializa a chamada “proteção veicular”, com sede em Contagem (MG), teve como base inicial uma denúncia apresentada pelo Sincor-MG. “O Sindicato fez a denúncia. Antes, reuniu provas, como o estatuto social da entidade, a ata de assembleia e informações do site. Anexamos o regulamento interno e apresentamos todos esses documentos como uma denúncia para a Susep”, revela a presidente do Sindicato, Maria Filomena Branquinho, em entrevista exclusiva ao C Q C S.

Maria Filomena, que também é vice-presidente da Fenacor, acrescenta que foram feitas duas denúncias. A primeira, em 2015. A outra, no dia 15 de fevereiro deste ano, foi reforçada e complementada com farta documentação.

O espaço de dois anos entre as duas ações se explica exatamente pela necessidade de reunir uma gama de documentos que possam dar o necessário embasamento à ação do órgão regulador e da polícia. “Se mandarmos só a cópia do estatuto, a Susep protocoliza, mas não abre processo administrativo porque só o estatuto é documento insuficiente. Então, há uma lista de documentos, elaborada pela própria Susep, que permite a abertura de um processo mais completo”, explica Maria Filomena.

Ela assinala que o Sincor-MG tem se preocupado em agir dessa forma em casos similares, quando é informada sobre a atuação de uma nova associação em Minas Gerais. Quando a denúncia se refere à associação que atua em Belo Horizonte ou arredores, o Sindicato envia um funcionário ao cartório de registro de títulos, expede todos os documentos da associação e formata a denúncia para a Susep. “Depois, a Susep abre um processo administrativo, o que significa que o processo já foi enviado para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal”, diz a presidente do Sindicato.

Nos casos em que a associação opera no interior, o Sincor-MG entra em contato com um corretor de seguros da região e solicita que vá ao cartório de títulos e retire os documentos necessário.

Quando isso ocorre, o próprio corretor assume os custos no cartório e com o Sedex e é reembolsado posteriormente pelo Sindicato. Depois, o Sincor dá prosseguimento à denúncia para a Susep. “Se for em outro estado, nós enviamos a denúncia para o Sindicato local. Então, é isso que a gente faz, é o que o sindicato pode fazer. Porque nós não temos poder de polícia, nós temos o poder da denúncia”, enfatiza Maria Filomena.

Ela observa ainda que é fundamental a participação do corretor nesse processo, não apenas na configuração da denúncia, mas principalmente na orientação À sociedade, mostrando a diferença entre a contratação de um plano de proteção veicular e de uma apólice de seguros.

O Sincor-MG elaborou, inclusive um folheto, intitulado “O Porque do corretor”, onde destaca os pilares da profissão; a qualidade e a diferença na prestação de serviço do corretor de seguros em comparação ao gerente de banco, por exemplo. O folheto pode ser impresso ou enviado por meio eletrônico. O sindicato fornece o material para todos os corretores associados gratuitamente.

POLÍCIA. Segundo reportagem publicada pelo portal G1, a APM Brasil, que tem aproximadamente 30 mil associados, é investigada por suspeita de não dar baixa em veículos que tiveram perda total e de vender a documentação para criminosos que esquentavam carros roubados.

Ainda não há um levantamento do número total de veículos adulterados, mas, até agora, 22 carros com documentação irregular foram apreendidos.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::