Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Bueno
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Empreendedorismo: 7 lições do livro “Sem Limites

Lançado em maio deste ano, o livro “Sem Limites – A História da Netshoes” conta o percurso da empresa: desde uma loja de sapatos femininos na região central de São Paulo, até se tornar o maior e-commerce de artigos esportivos da América Latina. Iniciada em 2000, a história da Netshoes é recheada de desafios, só que com o tempero da decisão de seguir pelo mundo digital ter acontecido num momento de grandes interrogações sobre investir em negócios online no mercado brasileiro.

Hoje com faturamento na casa dos R$ 2 bilhões, a história de sucesso da Netshoes pode inspirar muitos empreendedores. Contada em livro, a narrativa traz lições importantes para quem pretende empreender no universo digital:

1. O medo é a essência do negócio. Nem só de coragem vive o empreendedor. A história da Netshoes revela o medo como um atributo valioso, a força que os movia nos primeiros meses da loja. Naquele contexto, mais do que prosperar, era preciso sobreviver – e o medo de fracassar fazia com que os sócios Marcio Kumruian e Hagop Chabab passassem horas do dia planejando e discutindo as melhores estratégias para encontrar a melhor equação que fizesse girar o estoque. O medo era o sentimento que os mantinha alertas e que os impulsionou em direção ao sucesso.

2. Se cair, levante. E, de fato, a Netshoes levou um tombo em sua trajetória – o que não a impediu de levantar, corrigir a rota e retomar a trilha que a levou a se tornar o maior e-commerce de artigos esportivos da América Latina. O tombo de maior impacto ocorreu quando a marca decidiu inaugurar a sua segunda loja física num grande shopping center de São Paulo, em decisão mais emocional do que racional, num impulso despertado pela oportunidade apresentada. A empreitada não durou nem um semestre inteiro, mas serviu como aprendizado para a compreensão de que o ímpeto visionário, muitas vezes, precisa ser equilibrado por uma visão mais holística dos processos na hora de tomar decisões.

3. (Muita!) Atenção às tendências. Da malsucedida ideia de expansão (item 2, acima), veio o clique – que mais tarde se tornaria literal, multiplicado por milhões. No Brasil do início do século 21, competir com grandes redes calçadistas de lojas físicas, com grade de produtos muito mais ampla, era um desafio difícil de mensurar. Nesse cenário, a internet era a que melhor se apresentava como alternativa para começar a competir com os grandes do setor. ANetshoes pagou para ver.

4. Da dificuldade nasce a oportunidade. A internet, no começo, se apresentava – para a Netshoes - como um negócio paralelo à loja física. O ponto de venda físico era num terreno alugado pelos Chabab (onde também operavam um estacionamento), mas o proprietário pediu o imóvel de volta e trocar a Netshoes de ponto, naquele momento, não se encaixava como alternativa. Mas a internet, sim. No fim de 2005, os sócios começaram a direcionar todos os esforços para a migração completa para o digital. A loja física tinha data para acabar e, em março de 2007, a Netshoes passou a operar 100% online.

5. Mantenha por perto quem está disposto a crescer com você. Parece óbvio (e é) que a definição dos sócios numa empreitada é fundamental para a sobrevivência do negócio. Só que este é o caso em que o óbvio não é simples – e, para a felicidade da Netshoes, os seus sócios, Marcio Kumruian e Hagop Chabab, formaram uma liga perfeita no objetivo de fazer a loja prosperar. Eram os pesos iguais de cada lado da balança – de um lado a emoção, do outro a razão. Mas é impossível criar um negócio desse tamanho sem apoio. Na história de crescimento da Netshoes, Marcio e Hagop contaram desde o início com Marcinho e Tchelo, os irmãos Chammas, colaboradores número 1 e 2 da empresa e que – custa crer, passados 17 anos da fundação – estão até hoje trabalhando no e-commerce. Uma história real, prova de que se cercar de pessoas que compartilham o mesmo sonho que você é fundamental ao decidir empreender.

6. Racionalize – mas sempre com uma dose de intuição. Em 2009 – já há dois anos operando 100% online –, aNetshoes recebeu o primeiro aporte financeiro de um fundo de investimento que veio a se tornar sócio da empresa. Na mesa, duas propostas de fundos norte-americanos – ambos tendo feito os primeiros contatos por telefone. Parecia inacreditável que a lojinha nos fundos de uma garagem, que virou totalmente a chave para o mundo digital, despertasse o interesse de capital estrangeiro. Era preciso definir o valor da Netshoes, em movimento que daria amplo fôlego para traçar os novos rumos da empresa, e fazer a escolha entre os dois fundos: o de abordagem mais agressiva, com oferta superior, ou o mais acolhedor? Não era uma decisão simples – afinal, a empresa ganharia um novo sócio. Com tantos cifrões em jogo, a voz da intuição também precisava ser ouvida.

7. Acredite – e persista – no seu sonho. Ser resiliente para levantar dos tombos que levar. Antever e investir em tendências. Cercar-se de pessoas que compartilham o ideal de fazer a empreitada crescer. Tomar decisões essencialmente racionais, sem deixar de intuir. Se a história da Netshoes permite esses ensinamentos na arte de empreender, o motor principal é ter bem definido o seu propósito, muitas vezes traduzidos em sonhos, e persistir nele. Ao receber o primeiro aporte, Marcio Kumruian começou a dar vazão ao sonho de fazer da Netshoes o maior e-commerce de artigos esportivos do mundo. Este reconhecimento não demorou e veio – em 2012 - de um site internacional, referência em análise do varejo eletrônico.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar