O fantasma do planejamento estratégico

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Baptista

O fantasma do planejamento estratégico

A nova versão da ISO 9001:2015 traz consigo já no primeiro requisito a ser implementado o tal do direcionamento estratégico. Mas o que seria isso? E o que tem isso a ver com o planejamento estratégico? Bom, o direcionamento estratégico é justamente a direção a ser tomada para que a empresa atinja os seus objetivos visando uma boa estratégia; e estratégia está diretamente relacionada a planejamento, daí, cumprimos este requisito e planejamos o sistema de gestão através do famoso planejamento estratégico!

Mas quando fazer o planejamento estratégico é uma dúvida recorrente entre as empresas de qualquer porte. Na verdade, não há momento exato para começar a estabelecer o mesmo. O ideal seria fazê-lo antes mesmo de iniciar um negócio, mas nem sempre isso ocorre. Caso a empresa já esteja consolidada, já tenha uma operação propriamente dita, ou seja, já consegue gerar receita, mesmo que esta não seja casada a muitos lucros, o ideal é fazer o planejamento a cada ano, visando o que a mesma pretende a curto, médio e longo prazo. Este curto prazo, geralmente é considerado por um período de um ano, o médio prazo seria uma consideração para ao menos 2 a 3 anos e o longo prazo, até 5 anos.

Ao estabelecer um planejamento estratégico, a equipe de consultoria da Verde Ghaia toma como norte uma análise da organização que muitas vezes se dá através da SWOT (ou FOFA- Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). A matriz SWOT, disponível na plataforma de consultoria online da Verde Ghaia em forma de game, dá uma ideia do que deve ser um objetivo estratégico da organização com relação ao momento atual. Criamos então, vetores que são desdobrados em objetivos, iniciativas estratégicas e aí sim, ações para alcance do objetivo.

Mas porque isso é tão difícil? É complicado admitir isso, mas esse passo torna-se um fantasma pelo fato de não conhecermos as organizações e muitas vezes ainda por não saber onde ela deve chegar. Isso é algo extremamente grave, pois, como em tudo na vida, é necessário se ter objetivos e trilhar um caminho para atingi-los. É assim ao se fazer uma viagem, ao se programar férias, para se ter um filho, para comprar um carro... Então, porque, ao se fazer isso na empresa, ficamos de mãos e pés atados? Infelizmente, muitas vezes querer não é poder e isso traz uma certa frustração para os empresários que são as pessoas certas para direcionar este trabalho. Uma outra vertente que faz com que isso seja tão difícil, principalmente no Brasil, é a atual crise político-econômica, pois, o cenário muda muito e não permite que o empreendedor tenha um planejamento sólido e eficaz.

Após definição dos objetivos e iniciativas é que vem a parte mais “estratégica”! Desdobrar isso em indicadores e metas. Ao se fazer isso, é primordial saber o que se quer enxergar nos resultados e como deve ser a tomada de decisões. Os indicadores e as metas devem ser estabelecidos de forma a agregar para o negócio e não somente para controles de processos até porque os controles de processos serão estabelecidos no momento adequado.

Lembrando que é necessário nutrir este planejamento com ações a serem determinadas em vários níveis da empresa e principalmente medir a eficácia destas, seja através do monitoramento de indicadores, seja através de auditorias financeiras, estratégicas ou do sistema de gestão. Um outro ponto importante a ser dito é que o planejamento é vivo, ou seja, ele muda conforme a realidade da empresa também pode mudar e deve ser descrito de acordo com a realidade de cada uma, ou seja, ficar procurando modelos prontos de planejamento desejando somente o adaptar não é muito produtivo. Para se ter sucesso com o planejamento, é primordial uma boa gestão de mudanças e ter principalmente líderes capazes de transmitir às suas equipes o que a empresa espera deles para se atingir um ou mais objetivos comuns.

Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros