Brasil,

Dicas para se manter focado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raphael Gnipper
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Coach Mariana Salomão lista iniciativas de alta performance

Se eu fosse fazer um ranking sobre as questões que mais recebo do Brasil todo, com certeza a vencedora seria: Não consigo focar!

Você já sentiu que tem muita energia para começar as coisas, mas logo se desmotiva? Começa o ano com o planejamento estratégico, mas ao longo dele acaba trabalhando mais na operação? Já viveu como se passasse o dia, a semana e o mês ocupado, mas não consegue quantificar o que realmente fez?

Tem a sensação que o tempo está voando?

Não se sinta sozinho. Esse é realmente um problema muito comum. Mas, apesar de comum, essa situação é muito séria, pois sem foco sua vida pode virar uma grande confusão! Você pode ficar estagnado em seus resultados, perder clientes, negligenciar sua saúde e até destruir relacionamentos.

A boa notícia é que é possível mudar imediatamente e colher os benefícios de se tornar extremamente focado.

Através de técnicas de produtividade, comportamento humano e neurociência, é possível alavancar seus resultados com menos esforço e em menor tempo, ou seja, em alta performance.

Sabendo do quanto isso pode impactar sua vida, separei os segredos fundamentais e os detalhei para que você possa desfrutar dos benefícios imediatos de uma vida com mais foco.

1) TENHA CLAREZA

Saber onde se quer chegar, o que quer alcançar ou o que espera como resultado é o passo mais óbvio, porém mais negligenciado pelas pessoas.

Muitas pessoas nunca se perguntaram o que esperam da vida. Quais questionamentos se farão em seus últimos momentos nesse mundo. Ou ainda, qual o legado que querem deixar em sua passagem por aqui.

Não somos ensinados a pensar nisso. Vivemos nossa vida como ratos atrás de pequenos queijos: passar de ano, ser aprovado no vestibular, conseguir um bom emprego, casar, comprar uma casa, ter filhos, aposentar e fim. Será que a vida é só isso? Com certeza não.

A vida é feita de pequenas e importantes decisões e planejamento. Daqui 20 anos você pode chegar onde quiser ou onde o “acaso” te levar. A decisão é sua.

2) ESTABELEÇA PRIORIDADES, DE PREFERÊNCIA AS SUAS

Sem saber quais ações são realmente fundamentais para chegar onde deseja, provavelmente você sairá fazendo tudo. E mais provavelmente ainda começará pelas atividades mais simples ou que sejam do seu maior domínio.

Defina 3 prioridades para o seu mês, 3 prioridades para cada semana e 3 prioridades para o seu dia. Não precisam ser exatamente 3, mas não passe de 5...Seria falta de foco...

O importante é você ter de maneira clara quais as coisas que precisam ser finalizadas, não importa o que aconteça.

3) PRATIQUE OS PODEROSOS “HÁBITOS DO FOCO”


A neurociência já provou que existem alguns hábitos que automaticamente podem te tornar uma pessoa mais focada. São eles: alimentação, sono e meditação.

ALIMENTAÇÃO

Hoje a alimentação funcional tem sido amplamente estudada e já é comprovado como alguns alimentos podem contribuir para aumentar seu foco e outras funções cerebrais.

SONO

Não ter a quantidade e qualidade de horas de sono necessária pode te deixar distraído, atrapalhar sua concentração e atenção, além de impactar seu humor.

Sara Robinson, jornalista, citou em um de seus artigos um estudo realizado pelo exército norte-americano que revelou que “perder uma hora de sono por noite durante uma semana causa um nível de degradação cognitiva equivalente a 0,10% de álcool no sangue”.

K. Anders Ericsson, psicólogo que conduziu um importante estudo com violinistas, constatou que os violinistas mais talentosos e com melhor performance tinham em em sua rotina diária uma média de 8,6 horas de sono.

Se você quer ser mais focado é fundamental conhecer o seu corpo e entender quantas horas são necessárias para repor suas energias enquanto dorme.

MEDITAÇÃO

Quando a mente não possui o foco, milhares de pensamentos ficam pulando de um lado para o outro, literalmente pipocando preocupações, ansiedades e coisas que não fazem parte da sua lista de prioridades.

De acordo com um estudo feito pelo departamento de psicologia da Universidade de Santa Bárbara, foi possível melhorar a capacidade de concentração e desempenho cognitivo dos participantes em apenas 2 semanas de meditação.

E isso tudo é possível simplesmente porque a meditação é uma tarefa de foco, ou seja, quanto mais você pratica, mais intensamente você exercita.

4) ESTEJA PRESENTE

Simples assim: esteja ali. No momento presente. Não no ontem, ou no amanhã... Mas desfrutando e estando atento ao que está acontecendo AGORA.

Se está finalizando uma apresentação, não cheque o celular, email, redes sociais e as infinitas formas de contato que você possui hoje. Simplesmente vá até o final. Finalize o que está fazendo.

Esteja atento ao que está fazendo e somente a isso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar