Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O segredo para tomar as melhores decisões

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Danielle Keslarek
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O segredo para tomar as melhores decisões

Tomar decisão é, no fundo, algo parecido com saber de onde vem o vento. Alguns fazem cálculos complexos; outros olham para um galho de árvore e já sabem o que fazer.

*Por Dr. Martin Portner

A vida é uma avenida na direção da realização pessoal. Mas ela inclui o enfrentamento de problemas, com decisões a serem tomadas. Tudo que é preciso é decidir pela melhor opção. Mas como podemos ter certeza que estamos escolhendo a melhor?

A parte de você que faz isso é seu cérebro. Alguns dizem que ele toma cerca de 30 decisões por hora; outros, 35 mil por dia. Estatísticas de lado, é provável que você seja obrigado a tomar uma decisão a cada minuto. O que devo comer? Pego o carro ou vou de ônibus? Que e-mail responder primeiro? Isso sem mencionar as decisões chamadas de “significativas”. Devo casar? Pedir demissão do emprego?

Uma descoberta científica surpreendente demonstra que são necessários dois neurônios especializados para a tomada de decisão.

Pesquisa publicada na revista Nature Communications demonstra como se dá o processo de decisão em animaizinhos de laboratório do gênero Lymnaea (nome técnico da lesma). Depois que eletrodos foram implantados no cérebro do caramujo, uma folha de alface foi colocada na sua frente. Os cientistas verificaram que o animal pausava por um instante para checar se realmente queria ingerir o alimento. É a hora em que um segundo neurônio entra em cena. O primeiro tem a função de detectar alimento; o segundo, decidir se ele será ingerido naquele momento.

Parece simples, mas no centro da descoberta está o fato que o animal com cérebro simples possui dois neurônios para tomar uma decisão.

O mesmo princípio é utilizado pelo cérebro humano. A diferença reside nos números. Digamos que você precisa decidir o que comer no jantar. Bifes de contrafilé com abobrinha ou fettucine com camarões? A mesma coisa vai acontecer em relação ao vinho.

Centenas de milhares de neurônios disparam no cérebro cognitivo e colocam as possibilidades sobre a mesa. Além disso, esse circuito de neurônios eletrizados recebe contribuições do setor da memória, das áreas de avaliação da fome e do sistema de tintas que dá colorido do prazer.

A situação aguarda resolução. O relógio segue ticando. O exército de neurônios que irá executar a decisão é mantido em alerta, esperando pelo sinal inspirador. O surpreendente é que ele chega através de um número pequeno, mas altamente especializado de neurônios.

Eles estão em uma área cerebral que recebe informações acerca do andamento em tempo real dos processos internos do organismo. Coração e intestino são os mais visados.

Numa outra fase, um estudo colocou empresários bem sucedidos no laboratório de pesquisas. Eles eram tão bons na tomada de decisões que haviam se especializado em selecionar empresas iniciantes no mercado de ações para fazer com que elas alcançassem lucratividade sem precedentes. São chamados de anjos de negócios.

A pergunta que os pesquisadores formularam era simples – como você consegue olhar para o portfólio de empresas com capital na Bolsa de Valores e prever qual delas será bem sucedida? A resposta geralmente seguia a linha do "bem, verifico o portfólio e assim que coloco meus olhos na empresa certa, algo me diz que é ela”. Algo?

No laboratório, em uma situação experimental controlada, os anjos decidiam por uma empresa enquanto eram conectados a diversos dispositivos biomédicos como imagens do cérebro, química do sangue e assim por diante.

A resposta, intrigante, foi encontrada na energia elétrica que faz pulsar o coração. Em determinado momento, o intervalo entre uma pulsação e a seguinte sofre uma breve mudança, um minúsculo abalo. Mas por menor que seja, os centros cerebrais superiores de alguns indivíduos são capazes de “dar atenção” a este sinal.

Em outras palavras, a lesma e o ser humano funcionam sob a mesma regra. Dada uma situação, ela é primeiro considerada. Um sistema de decisão será posto em ação. Em breve, surge uma decisão. Milhões de neurônios definem a cena e alguns poucos, o caminho a seguir.

Todos nós temos acesso ao sistema que arquiva e retoma o conhecimento. Porém, alguns empreendedores, colaboradores, artesãos, comunicadores ou pessoas que se encarregam de seus ofícios têm um maior ou menor acesso ao sistema que define a decisão. Tomar decisão é, no fundo, algo parecido com saber de onde vem o vento. Alguns fazem cálculos complexos; outros olham para um galho de árvore e já sabem o que fazer.

*Dr. Martin Portner é Médico Neurologista , Mestre em Neurociência pela Universidade de Oxford e especialista em Mindfulness. Há mais de 30 anos divide suas habilidades entre atendimentos clínicos e palestras, treinamentos e workshops sobre sabedoria, criatividade e mindfulness. www.martinportner.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar