Brasil,

Visibilidade e segurança das informações na nuvem ainda desafiam empresas brasileiras para a migração

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Questões como quem tem acesso aos dados e a garantia de segurança no ambiente cloud são as principais preocupações dos CIOs segundo a Net Connection, que sinaliza que apenas 30% das empresas no Brasil estão com suas informações na nuvem

Muito se tem discutido sobre os benefícios com a migração das informações corporativas para a nuvem, como a redução de custos, disponibilidade e escalabilidade, entre outros. Mas o receio com a privacidade e segurança dos dados críticos ainda são entraves para o total convencimento de muitos CIOs.

De acordo com a Net Connection, apenas 30% das empresas no Brasil migraram suas informações para a nuvem, a maioria sendo das verticais de varejo e tecnologia. “Perguntas sobre quem terá acesso aos dados e como ele, o CIO, saberá quem irá ter visibilidade e a quê, bem como garantir a proteção das informações são tão constantes e insistentes que as enxergamos mais como uma ‘dor’ do que somente preocupações”, comenta Danilo Kuznecovas, CEO da Net Connection.

Esta ‘dor’ é exaltada nos argumentos dos CIOs, que entendem a demanda da área de negócios por agilidade, mas que a segurança, por sua vez, não está preparada para entregar de forma segura todos os sistemas da empresa. E que, na nuvem, a garantia do controle de acesso é dificultada, inclusive do próprio administrador da rede, que também pode ser o responsável pelo vazamento das informações.

“Muitos são os questionamentos, mas a própria tecnologia trabalha a favor da computação em nuvem, que entrega disponibilidade, escalabilidade, menor custo de suporte e segurança eficiente”, contra-argumenta Kuznecovas. “E nuvem, hoje, é que traz agilidade, podendo ser tudo embasado por criptografia, controle de acesso com duplo fator de autenticação, soluções de segurança para classificação dos dados críticos e de CASB (Cloud Access Security Broker) para gerenciar até mesmo as ameaças internas, além da solução de cofre de senhas para incluir o administrador”.

Para a ‘dor’ não migrar junto com os dados para a nuvem, o CEO da Net Connection acrescenta que, além das tecnologias e processos, as empresas devem apostar em um programa para educação e conscientização dos usuários que acessam as informações, independente do ambiente em que estejam alocadas. “É essencial compartilhar a segurança em todos os níveis. Seguindo esta cartilha, qualquer empresa pode migrar para a nuvem com sucesso”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar