5 atitudes para ser bem-sucedido em um curso EaD

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Valéria Martins

Mais do que escolher um curso bom, é preciso que algumas metodologias sejam agregadas ao processo de aprendizado para que o conteúdo seja bem absorvido

“O ensino a distância veio como uma solução para as pessoas que trabalham ou que têm pouco tempo livre disponível. O tempo necessário para cada curso pode ser diluído em pequenos intervalos ao longo do dia, o que facilita essa rotina - Kenia TeixeiraLocal: Brasília - DF

Estudar sem precisar sair de casa e dispor de bons recursos de aprendizagem online já é a realidade de mais de 5,08 milhões alunos do Brasil, de acordo com o Censo EaD publicado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). O ensino a distância (EaD) é uma das formas de educação mais procuradas atualmente, devido à grande facilidade de conciliar horários e locais de estudo.

“O ensino a distância veio como uma solução para as pessoas que trabalham ou que têm pouco tempo livre disponível. O tempo necessário para cada curso pode ser diluído em pequenos intervalos ao longo do dia, o que facilita essa rotina”, explica Kenia Teixeira, diretora da Produtiva , empresa desenvolvedora de plataformas EaD e outras tecnologias.

Os hábitos de um aluno que faz um curso dessa forma devem ser adaptados aos seus estudos e devem permitir a dedicação necessária.

Além de todas as facilidades, os cursos a distância oferecem uma base teórica bastante sólida, o que exige bastante do aluno e requer que ele dedique o mesmo tempo que aplicaria em um curso presencial. A quantidade de horas semanais e a forma de estudar varia bastante conforme cada indivíduo, mas alguns hábitos são fundamentais em qualquer que seja a modalidade escolhida.

Para orientar os alunos e possíveis estudantes do ensino a distância, Kenia Teixeira destaca 5 atitudes que você deve ter para se sair bem nos estudos e ter uma experiência bem-sucedida no ensino a distância. Confira:

1. Disciplina

Não ter horários fixos diariamente pode dar a impressão de que não há uma obrigação diária de estudar, mas isso não é verdade. É preciso ter a consciência de que você precisará dedicar seu tempo lendo o material, assistindo às videoaulas e fazendo as atividades propostas.

Para fazer isso com mais facilidade, a dica é estabelecer os períodos que você vai passar estudando – durante o horário de almoço, no ônibus e de noite, por exemplo. Durante esse tempo, fique longe de distrações e extraia o máximo que puder do que estiver sendo estudado.

2. Organização

Não deixe a falta de carteiras e salas de aula impedirem a sua organização. Tenha seu material completo da mesma forma que seria se fosse presencialmente e anote suas observações e dúvidas sobre o conteúdo.

No começo de cada semestre ou módulo, é disponibilizado um calendário geral. Programe-se com base nas datas das avaliações, atividades e outros eventuais encontros presenciais. Estabeleça o seu próprio cronograma e não deixe nada se acumular para a última hora.

3. Dedicação

Como não há contato presencial com professores e colegas, não há cobrança e estímulo direto sobre o desempenho e comportamento do aluno. Ou seja: realizar as atividades necessárias e realmente dedicar-se dependem exclusivamente de você.

Por isso, dedicar-se ao curso é uma das atitudes-chave para o sucesso no curso. Cumpra tudo o que é proposto e não hesite em tirar dúvidas com os tutores à medida em que elas forem aparecendo.

4. Entusiasmo

Qualquer que seja a modalidade de estudo, motivação e entusiasmo são componentes fundamentais. Isso porque estudar não é somente entender o que é explicado no texto, mas enxergar esse conhecimento em um contexto mais amplo e mais abrangente. Isso requer complementos que vão muito além do material obrigatório.

Na maioria dos cursos, não faltam indicações de recursos extras e de outros tipos de conteúdo que podem ser interessantes. Fique por dentro deles.

Em temas de interesse ou possíveis áreas de atuação, redobre esse cuidado e leia tudo o que for possível para saber mais sobre o assunto.

5. Familiaridade com a tecnologia

Como todos os processos de um curso a distância são realizados online, é preciso saber usar bem as ferramentas disponíveis. Ou seja, explore os recursos da plataforma antes mesmo de começar a estudar e tente compreender perfeitamente todos os procedimentos necessários.

Além disso, é preciso ter uma boa conexão de internet. Se você estudar durante o trajeto de casa para o trabalho, por exemplo, a dica é usar esse tempo para ler e fazer atividades, já que a conexão móvel é mais instável e pode não rodar bem os vídeos, que são mais pesados.

Certifique-se de que a internet em sua casa ou trabalho é boa e que não irá deixar você na mão na hora de estudar ou mesmo de fazer as avaliações necessárias.