Brasil,

Como recrutar um líder

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Como recrutar um líder

Dicas para observar o perfil em profissionais antes da contratação

O sócio-diretor da Iwankio Consulting e consultor de sistemas de gestão de qualidade e Lean 6 Sigma, Pedro Carlos Araújo Souza, acredita que muitos líderes seguem um lado negativo da liderança. “A verdadeira liderança, aquela que traz resultados benéficos, caminha sempre ao lado da sinceridade, da integridade do ser humano”, afirma. Mas, como encontrar lideres hoje que possuem estas características? Líderes que passam neste teste de sinceridade e integridade? Eles nascem prontos ou são formados?

Segundo Souza, a pessoa pode até nascer com um dom especial, habilidade para esta ou aquela função, mas isto só vem à tona se o profissional tiver preparo suficiente para exercê-lo. Confira as dicas do especialista para contratar um profissional com este perfil:

1 - Se você exerce uma função de liderança dentro de sua organização, saiba que você é diretamente responsável pela formação de novos líderes. Isto inicia na contratação de pessoas para sua equipe. Que tipo de colaborador você está contratando? Considere algumas características. Avalie se o profissional demonstra energia para ao trabalho. Não existe nada mais desanimador do que demonstrar falta de ânimo. A ocorrência deste fato numa entrevista é reprovação na certa. A pessoa deve demonstrar energia, os olhos devem brilhar.

2 – Avalie a competência. Este requisito, você como líder, saberá como avaliar. Então, se o candidato tiver energia e for competente, é suficiente?

3- Conheça um pouco mais sobre a história de vida do candidato. Com quem ele se relaciona? É importante avaliar o caráter e integridade. Quais os últimos livros que leu? Livros e amigos demonstram um pouco da personalidade, do dia a dia, como você se relaciona com os outros. É uma pista para saber um pouco mais sobre quem você está contratando.

4- O candidato gosta de trabalhar em equipe e se relacionar com as pessoas? O futuro líder vai conduzir equipes e não "coisas" e ele deve entender a devida importância de cada um. Quando cometer erros, ele deve saber reconhecê-los, deve ser esperto o suficiente para se beneficiar deles e forte para corrigí-los.

Souza lembra, ainda, que o líder precisa, em primeiro lugar, ser exemplo para os que lidera. “O bom exemplo de liderança perpetua na empresa e faz com que os colaboradores se sintam motivados para seguir o mesmo caminho”, completa.

Sobre a Iwankio Consulting:

Consultoria especializada na aplicação do Lean 6 Sigma, estratégia gerencial disciplinada e quantitativa, cujo principal objetivo é aumentar a lucratividade das empresas através da otimização de seus processos. A empresa atua também em treinamento para formação de gestores Champions, White, Yellow, Green e Black Belts, utilização do software estatístico Minitab e Ciclo PDCA para melhoria de processos. Todas as atividade da Iwankio Consulting tem como objetivo a otimização dos processos e o aumento da lucratividade das empresas. Entre os principais clientes, estão Rumo ALL, Alcast, Arotubi, Banco Real, Behr, Boticário, Colorfix, Contax, CST, Dataprom, DPA/Nestlé, Electrolux, GVT, Kraft Foods, Moinho Iguaçu, MWM International, Plastilit, Prati-Donaduzzi, Ritmo, Samarco, Stora Enso, Tupy, Vale e Villares Metals.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar