Brasil,

Ser Produtivo No Trabalho X Análise Swot

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Scaramella
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Marcia Vazquez*

Ser produtivo no trabalho é muito mais do que simplesmente seguir ‘algumas regras de organização’.

A produtividade está, via de regra, ancorada em habilidades intrapessoais e interpessoais que se desenvolvem a partir da primeira infância e tem consequências importantes para o desenvolvimento das nossas tarefas na vida adulta, pois formam a ‘fundação’ sobre a qual nossas ações se desenvolvem.

Assim, ser produtivo exige uma análise SWOT de nós mesmos para a:

1. Identificação das fortalezas - saber o que temos em termos de conhecimentos, competências, habilidades, características pessoais, atividades que dominamos, o que apresentamos mais facilidade para fazer, no que nos destacamos, no que somos diferentes, como agregamos valor etc., permite que tenhamos a correta dimensão do modo como fazemos aquilo que tem de ser feito. Se conseguirmos conhecer a nós mesmos, saberemos exatamente a quais tarefas vamos nos dedicar com maior ou menor capacidade/talento e planejar uma forma de atuação mais assertiva quando estivermos diante daquelas que não dominamos. A regra é gastar menos tempo diante de nossas fortalezas.

2. Identificação das fraquezas – significa ‘sair da zona de conforto’ e apontar tarefas que não se gosta de fazer, tarefas que se tem dificuldade de realizar, gaps de conhecimentos, gaps de experiência, erros cometidos e características de personalidade que prejudicam o desempenho. Se conseguirmos entender o que está nos impedindo de chegar aos resultados esperados e abrirmos espaço para trabalhar mais com nossos obstáculos, poderemos buscar estímulos em nós para o cumprimento das atividades ou o apoio externo do qual precisamos para cumpri-las.

3. Identificação das oportunidades – tem como base nossas reais convicções sobre o que é mais e menos importante no dia a dia (e na vida!), possibilitando analisar as atividades ainda não exploradas, as tendências de atuação diante do que precisamos ‘entregar’ que podem estar comprometendo os resultados, a evolução tecnológica frente às tarefas que não estamos explorando e a capacitação exigida para realizarmos o planejamento estratégico de nossas ações.

4. Identificação das ameaças - é preciso refletir sobre o ambiente externo e seus possíveis reflexos em nossa atuação profissional analisando o cenário a nossa volta, as variáveis – internas e externas - que podem afetar o nosso desempenho, os parâmetros intra e extra organizacionais que podem interferir no sucesso de nossas atividades, as competências e habilidades não desenvolvidas e os conhecimentos não adquiridos.

Analisando as Forças e Fraquezas frente às Oportunidades e Ameaças será possível definir e redefinir as ações estratégicas da autogestão, propiciando uma produtividade, muitas vezes, acima da média e focada nos resultados que traçamos para nós.

É bom pensar que para sermos produtivos:

Forças + Oportunidades devem ocasionar a criação de estratégias de desenvolvimento de nossa produtividade.

Forças + Ameaças devem ocasionar a criação de estratégias de manutenção de nossa produtividade.

Fraquezas + Oportunidades devem ocasionar a criação de estratégias de crescimento de nossa produtividade.

Fraquezas + Ameaças devem ocasionar a criação de estratégias de sobrevivência (Cuidado! Aqui estamos em zona de risco da continuidade da carreira).

*Marcia Vazquez é Gestora do Capital Humano e de Educação Corporativa da Thomas Case & Associados, consultoria especializada em gestão e transição de carreiras do país e está há 40 anos no mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar