Brasil,

Comissão de Finanças da Câmara Rejeita Associações de Proteção Patrimonial

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sincor-RS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou projeto de lei do deputado Ezequiel Teixeira (Pode-RJ) que pretendia assegurar aos proprietários ou possuidores de bens móveis e imóveis (como automóveis e casas) o direito de se organizarem para criar um “seguro mútuo”, ou seja, mais uma tentativa de “legalizar” a pirataria.

A rejeição foi pedida pelo relator da proposta (PL 5523/16), deputado Lucas Vergilio (SD-GO), e atinge também o PL 5571/16, do deputado João Campos (PRB-GO), outro que trata de “socorro mútuo”.

A proposta visa regulamentar os “seguros piratas” criados por associações. Os grupos formam um fundo, instituído a partir de contribuições dos associados, que mal cobrem as despesas administrativas e as remunerações dos diretores da tais “associações”. Os sinistros, como acidentes e roubos dos carros, são cobrados de todos os incautos “associados” que entram nas arapucas pensando que são “clientes” quando, na verdade, são os próprios que tem que bancar todos os riscos.

Segurança

Para o relator, por não ser regulado pelo Estado, o tal “auxílio mútuo” não possui nenhuma segurança jurídica, o que pode lesar os membros da associação. Segundo ele, como não se trata de relação de consumo, os integrantes não dispõem nem mesmo da proteção do Código de Defesa do Consumidor. “Esse sistema, em rigor, apresenta-se completamente frágil, sem constituição de reservas técnicas e solvência para a garantia de pagamento de sinistros que sejam ocasionados aos associados”, disse Vergilio.

Ele afirmou ainda que, por convenientemente se intitularem “sem fins lucrativos”, as tais “organizações de auxílio mútuo” não pagam Impostos e tributos“ enquanto as empresas seguradoras, instituições organizadas como sociedades anônimas, que exploram atividades econômicas e são devidamente fiscalizadas e regulamentadas, estão sujeitas a todos os impostos e tributos”.

Atualmente, o mercado de seguros no País é regulado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Cabe à Susep fiscalizar e autorizar o funcionamento das seguradoras.

Tramitação

O projeto será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar