Instabilidade Econômica – Saiba Quais Investimentos São Protegidos Pelo FGC

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabrizio Cuerrato

Instabilidade Econômica – Saiba Quais Investimentos São Protegidos Pelo FGC

“Com limite de R$ 250 mil, o FGC garante os saldos de contas-correntes, cadernetas de poupança e depósitos que são mantidos em contas não movimentadas por cheque”, ressalta André Bona, educador financeiro do Blog de Valor.

A segurança é um aspecto que merece muita atenção por parte do investidor, afinal, nem todo mundo está disposto a correr riscos excessivos. Por conta disso, várias pessoas buscam aplicações mais seguras, que sejam garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que tem como finalidade criar mecanismos que protejam correntistas, poupadores e investidores nas operações de crédito mantidas pelas instituições financeiras associadas ao fundo. “Com essa proteção, o cliente que faz um depósito bancário em conta corrente, caderneta de poupança ou aplica o dinheiro em alguma das linhas de investimentos protegidas pelo FGC, tem a garantia de receber o dinheiro investido mesmo que a instituição seja liquidada ou que venha a falir”, explica André Bona, educador financeiro do Blog de Valor.

O valor total coberto pelo FGC é limitado ao teto de R$ 250 mil por CPF em cada instituição financeira. Entretanto, no caso de conta conjunta existe uma exceção. “Suponhamos que duas pessoas tenham uma conta conjunta com saldo de R$ 280 mil em um banco que foi liquidado. Nesse caso, o FGC garantirá o pagamento de R$ 250 mil a ambos os titulares da conta, ou seja, cada um receberá R$ 125 mil, correspondente a 50%”, ressalta o educador financeiro. “Com limite de R$ 250 mil, o FGC garante os saldos de contas-correntes, contas em cadernetas de poupança e depósitos que são mantidos em contas não movimentadas”, diz Bona.

André Bona, listou os investimentos que são protegidos pelo FGC

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é um título de renda fixa bastante popular que é emitido pelos bancos para captar dinheiro no mercado. O dinheiro captado é repassado pela instituição financeira na forma de empréstimo a terceiros e parte dos juros pagos pelo empréstimo é restituído ao investidor como forma de remuneração do investimento. Existem dois tipos principais de CDBs: os prefixados e os pós-fixados. Com os prefixados o investidor sabe exatamente quanto receberá de remuneração, quando o título vencer. Já o CDB pós-fixado tem a remuneração vinculada a um índice que, em geral, é regulado pelo Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que mede o valor médio que os bancos emprestam dinheiro entre si diariamente e que sempre oscila muito próximo à Taxa da Selic.

Por exemplo, se alguém investe em um CDB que paga 95% do CDI e o CDI paga 10% ao ano, no final de um ano, o título renderá 9,5% do valor aplicado. Vale ressaltar que há incidência de Imposto de Renda (IR) sobre o lucro do CDB. Quanto maior for o prazo de vencimento do título, menor é a incidência de IR. Mesmo com a cobrança do IR, o CDB costuma ser mais lucrativo do que a Poupança. Contudo, é preciso calcular o imposto para saber exatamente quanto ele pode render.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Também conhecida como CDB Imobiliário, a LCI é um título de renda fixa, pré-fixado ou pós-fixado, que tem a remuneração calculada pelo índice da inflação acrescida de juros prefixados. Por intermédio da comercialização do título, as instituições financeiras captam dinheiro no mercado a fim de garantir as operações de crédito imobiliário que mantêm. Para as pessoas físicas, a vantagem da LCI sobre o CDB é que sobre o lucro do título não há cobrança de impostos. Para as pessoas jurídicas a tributação do IR segue a mesma escala do CDB, apresentada acima. Após cumprirem uma carência de 90 dias, as aplicações têm liquidez diária, ou seja, podem ser resgatadas a qualquer momento.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Semelhante à LCI, a LCA é emitida pelas instituições financeiras que captam recursos no mercado para investir no setor agrícola. Em outras palavras, quem aplica em LCA, ainda que de forma indireta, está financiando o agronegócio brasileiro. O rendimento também é fixo e atrelado à CDI — também não há incidência de IR.

Outros títulos garantidos pelo FGC

O FGC garante ainda as Letras de Câmbio, Letras Hipotecárias e Letras Imobiliárias. A garantia ordinária do FGC - até 250 mil - cobre esses investimentos mencionados e as Letras de câmbio, letras hipotecárias, letras imobiliárias e os RDBs. E existe também a garantia especial, que cobre até 20 milhões para os títulos chamados DPGE (depósito a prazo com garantia especial).

Sobre André Bona

André Bona possui mais de 10 anos de experiência no mercado financeiro, tendo auxiliado milhares de investidores a melhorar a rentabilidade de seus ativos. Durante anos, foi sócio da Valor Investimentos, uma das maiores empresas de assessoria de investimentos no país.

Atualmente, como um dos educadores financeiros mais conhecidos do país, possui mais de 60 mil inscritos no seu canal no YouTube. É criador do método “O Investimento Perfeito”, cuja filosofia e diferencial constam no fato de que as decisões de investimento são tomadas em função de projetos pessoais de cada um.

Sobre o Blog de Valor

Criado em 2011 com a iniciativa de André Bona, o Blog de Valor, tem como missão contribuir para que as decisões financeiras de seus leitores se tornem cada vez mais conscientes, trazendo melhor qualidade de vida financeira através de uma linguagem simples e direta.

Em 2012 iniciou o canal de vídeos na internet e em 2015 foi convidado para participar do programa de desenvolvimento do YouTube, com executivos da sede da empresa no Califórnia - USA. A sua produção educacional tem sempre como finalidade auxiliar pessoas e famílias a compreender melhor o mercado financeiro, por meio de conteúdos de fácil linguagem. Hoje seu canal possui mais de 80 mil inscritos, sua página no Facebook possui mais de 85 mil seguidores. Além disso, outros 70 mil leitores recebem newsletter do blog por e-mail semanalmente.