Logo
Imprimir esta página

Como e quando começar a investir?

Por Cida Silveira

A resposta é simples: Agora! Investir é para todos, seja muito ou pouco o que importa no final das contas é poupar para a aposentadoria e, também, para a realização de sonhos. Todos nós temos planos, queremos ter uma vida melhor e mais confortável no futuro, ou mesmo saber que existe uma reserva de dinheiro para imprevistos e emergências. Mas como é possível pagar todas as contas, manter uma boa qualidade de vida e, ainda, investir?

O primeiro passo é analisar em que momento da sua vida você está e quais são suas prioridades e, a partir disso, poderá definir uma meta e em quanto tempo você poderá alcançá-la; o segundo é fazer um levantamento detalhado de suas finanças. Aprenda a ‘fatiar’ seus rendimentos e separar o que vai investir das demais despesas. Sugiro que divida a sua renda em quatro partes:

- 50% deve ser destinado às contas fixas essenciais como aluguel, IPTU, condomínio, água, luz, gás, telefone, alimento;
- 20% vai para o lazer, pois não é saudável, tão pouco viável, apenas pagar contas e guardar dinheiro. Você até pode conseguir fazer isso durante um tempo, mas não manterá uma constância, por isso separe essa verba para pagar jantares, passeios nos finais de semana, viagens, cinema, teatro, academia, cabeleireiro, etc.;
- 10% deve ser reservado para um fundo de emergências, tais como conserto de carro ou reparos na casa, remédios ou um presente que não estava nos planos;
- 20% essa parte deve ser reservada para o seu futuro, um sonho, um plano a longo prazo ou uma aposentadoria tranqüila.

Com as suas contas organizadas é importante descobrir a modalidade de investimento ideal para o seu perfil. Caso seja mais conservador, pode optar pelo Tesouro Direto Pré-Fixado, no qual você já fica sabendo, no ato da compra do título, quanto receberá na data de resgate. Outras boas opções são Tesouro Direto Pós-Fixado, Renda Fixa (LCI, LCA, CDB e LC), fundos de investimento e bolsa de valores. Mas a grande dica é: antes de decidir qual é o caminho a seguir, converse com um consultor de investimentos capacitado, explique a ele quais são seus objetivos com o investimento e fale sobre o seu perfil, certamente ele lhe ajudará a escolher o melhor para você.

Lembre-se de que você pode até começar a poupar pouco inicialmente, mas as coisas mudam, os seus rendimentos também. Por isso comece a guardar agora e não pense apenas em realizar seus sonhos e adquirir coisas materiais, mas planeje, também, o seu futuro para que ele seja tranqüilo.

Todos podem se tornar investidores, basta um pouco de organização, planejamento e pulso firme para saber o que se pode gastar e o que se deve guardar. Pense que momentaneamente pode ser um sacrifício abrir mão de algo, mas no futuro será muito mais gratificante!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto