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Empresas mineiras serão reconhecidas por boas práticas de gestão em premiação mineira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lucas Dornelles
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Em sua 15ª edição, o Prêmio Mineiro da Qualidade reúne em Belo Horizonte (MG) empresários de todo o estado de Minas Gerais em cerimônia pública.

Idealizado pelo Instituto Qualidade e Produtividade Minas (IQPM) em parceria com o Sistema Fiemg, o Prêmio Mineiro da Qualidade é considerado pelo mercado e pelo meio empresarial como sendo o máximo do reconhecimento de qualidade para empresas do Estado de Minas Gerais.

As empresas participantes ao prêmio e que terão os seus nomes apresentados em cerimônia aberta ao público são avaliadas de forma criteriosa.

Os critérios de avaliação pelo qual passam as empresas participantes ao Prêmio Mineiro da Qualidade são: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processo e resultados.

Seis meses é o tempo gasto, aproximado, para que os especialistas avaliem as empresas participantes ao Prêmio. A avaliação das empresas é feita por profissionais voluntários e qualificados, treinados anualmente pelo IQPM.

Os nomes das empresas concorrentes à premiação são mantidos em sigilo até o dia da cerimônia. O reconhecimento aos premiados são feitos através de troféus e placas. A empresa que atingir o Nível I (Primeiros passos para a Excelência), adquire uma placa de reconhecimento (101 a 125 pontos). Já a instituição que chegar ao Nível II (Compromisso com a Excelência), obtém a placa de bronze (100 a 150 pontos), prata (151 a 200 pontos) ou ouro (201 a 250 pontos), dependendo da pontuação. A companhia que apresentar o Nível III (Rumo à Excelência), conquista a placa finalista (300 a 449 pontos) ou o troféu PMQ (450 a 500 pontos).

Em sua 15ª edição, o Prêmio Mineiro da Qualidade já avaliou mais de 240 empresas do Estado de Minas Gerais por suas práticas de gestão.

Segundo o diretor executivo do Instituto Qualidade Produtividade Minas (IQPM), Caio Márcio Becker Soares, o Prêmio Mineiro da Qualidade é mais do que reconhecimento. “Ele sensibiliza, motiva e auxilia as empresas mineiras a adotarem boas práticas de gestão e alcançar melhores resultados”, comenta.

Caio Márcio explica que as empresas são avaliadas em três categorias: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. As categorias reconhecem as empresas nas faixas ouro, prata ou bronze. A avaliação é feita por cinco avaliadores voluntários, especialistas, empresários e membros do Conselho de Administração do IQPM.

Para ser uma empresa reconhecida pelo Prêmio Mineiro da Qualidade é exigido das empresas conhecimento do modelo de gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

“É importante salientar que vivemos em um tempo no qual os contextos social, ambiental e econômico mundiais mudam constantemente, de forma imprevisível e incontrolável. Diante disso, as organizações, para permanecerem vivas, cooperativas, competitivas e sustentáveis, precisam interagir e adaptar-se ao complexo cenário de transformações globais”, avalia Jairo Martins da Silva , Superintendente Geral da FNQ.

Diante desse cenário, o Prêmio Mineiro da Qualidade atua como um braço da FNQ, ajudando a difundir as boas práticas de gestão.

A cerimônia de reconhecimento das empresas premiadas pelo Prêmio Mineiro da Qualidade tem entrada franca e podem participar executivos, empresários, profissionais liberais ligados ao mundo corporativo.

A cerimônia de reconhecimento do Prêmio Mineiro da Qualidade acontece, no dia 02 de agosto, no Teatro SesiMinas, na rua Padre Marinho, 60, Santa Efigência, Belo Horizonte (MG), a partir das 20h30. A entrada é franca e aberta a profissionais do mundo corporativo.

Novidade no Premio Mineiro da Qualidade:

Pioneiramente em parceria com o Sistema Fiemg, o Prêmio Mineiro da Qualidade contará com uma tarde de apresentação de cases em boas práticas de Lean Manufacturing de empresas participantes do programa Brasil Mais Produtivo.

Ao todo participam desta iniciativa 12 empresas pré-selecionadas por uma banca de consultores. Os cases serão apresentados, na tarde do dia 2 de agosto, das 14:00 às 17:00, no auditório da Fiemg (Av. do Contorno, 4456 - Santa Efigênia) para proprietários de empresas, executivos, diretores de empresas e profissionais liberais interessados em assistir as apresentações.

As inscrições para assistir os cases de sucesso já se encontram abertas pelo telefone: (31) 3263-4854 ou pelo e-mail:

Sobre o IQPM

O Instituto Qualidade e Produtividade Minas (IQPM), foi criado em 2002 com o objetivo de estabelecer ações para que o Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade (PMQP) fosse uma realidade e cumprisse sua missão.

O PMQP nasceu em 1991 como desdobramento do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP) instituído em 1990 pelo Governo Federal. Esse programa tinha como objetivo promover a competitividade das empresas nacionais por meio da melhoria da qualidade da sua gestão, de seus processos, produtos e serviços.

O IQPM tem como foco estratégico a adoção do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), um modelo de gestão reconhecido internacionalmente e divulgado no Brasil pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Mais informações sobre o IQPM pelo site: http://iqpm.org.br/plus/ ou pelo telefone: (31) 30558065.


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