Logo
Imprimir esta página

Falo o que faço e escrevo o que falo!

Confira a nova coluna de Álvaro Modernell sobre Capitalização

Nós, consultores, palestrantes, escritores, colunistas, temos uma responsabilidade enorme. Muita gente que nos ouve e lê nossos textos leva a sério nossas palavras. Sempre levei isso em conta e tomo cuidado com o que falo e escrevo. Mas, o exemplo arrasta mais do que palavras. Não raras vezes alguém nos interroga, quase desafiando: “– Você faz isso? – Você é rico, milionário? – Você já conquistou sua liberdade financeira?”. Dependendo da resposta, ou da realidade de cada consultor, a sua credibilidade pode vir abaixo. Já vi, por exemplo, consultor jovem, sem filhos, talvez ainda morando na casa dos pais, posando de especialista em educação financeira infantil. Como assim? Outro caso, também de um consultor com menos de 30 anos, falando como especialista em previdência, como se já gozasse da sua aposentadoria e tivesse comprovação pessoal sobre a sua fala. Soa mal, soa falso, mesmo que com muita eloquência.

Para quem nunca viu foto minha, sou calvo. Careca, no popular. O meu caso, genético, foi prematuro. Aos 17 anos fui consultar um dermatologista. Depois de longa espera, entrei no consultório. O cara era mais careca que meu pai. Parei. Pensei por rápidos e intermináveis instantes, ali, parado, diante do médico, o especialista no qual iria depositar minhas esperanças. Dei bom dia, até logo, meia volta e fui embora, resignado com o meu futuro capilar. Talvez ele não tenha entendido nada.

Eu, naquele momento, entendi. Como alguém que não consegue resolver os próprios problemas vai poder resolver os meus, da mesma natureza? Talvez até pudesse, mas não me inspiraria confiança, ou motivação suficiente.

“– Meu filho, cuidado por onde andas.

– Cuidado você, meu papai. Eu sigo seus passos.”

Outro dia, num bate-papo daqueles ao final de palestras, alguém havia pesquisado meu nome na web, lido alguns posts meus e perguntou: “– O senhor investe em capitalização?”. Respondi que não. Então, veio uma nova pergunta, em tom de xeque-mate: “– Como o senhor escreve, para o público, falando dos títulos de capitalização, se não investe o seu dinheiro neles?”.

Para a decepção daquele que achava que tinha me pegado de calças curtas, respondi com tranquilidade: não invisto em títulos de capitalização porque não é um produto para investimento. Porém, but, contudo, todavia, às vezes eles entram na minha carteira de ativos, com a mesma naturalidade que outras vezes opto por outros produtos financeiros. Mas faço uso deles com propósitos específicos, como para custear alguma extravagância, não prioritária, em caso de contemplação, para presentear meus filhos, como reserva de valor, como fomento de sonhos, ou como alternativa a loterias que encantam tanto o ser humano.

Enfim, estando com as finanças equilibradas podemos nos dar o direito de fazer escolhas. O mais importante, a meu ver, é poder dormir tranquilo, com as contas em dia e com o discurso coerente com a prática. Aí, sim, um consultor merece ser respeitado, concorde-se ou não com suas posições e atitudes. Eu, por exemplo, recuso-me a andar por aí anotando todas as minhas despesas diárias num bloquinho ou aplicativo. Mas isso é tema para outro papo, um outro dia. Títulos de capitalização? Sim, faço uso deles. Quem sabe um dia ainda serei sorteado. Quem não arrisca, não petisca, não é mesmo?

Álvaro Modernell

Julho/2017

*Permitida a reprodução desse material, desde que citada a fonte
-------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto