Logo
Imprimir esta página

Economia Brasileira: "tempus fugit"- o tempo voa

Por Agostinho Celso Pascalicchio*

Entre os grandes desafios para a economia brasileira temos uma série de medidas econômicas que necessitam serem aprovadas pelo Congresso e anunciadas pelo Poder Executivo do país. Estas medidas devem acontecer e gerar efeitos dentro de um determinado tempo. Serem anunciadas neste ou no próximo mês e gerar seus efeitos de forma rápida.

O tempo e a ausência de medidas econômicas que tragam ajustes significativos, já causaram desgastes e substituições de antigos ministros da economia. De modo recente, alguns deles, exatamente depois de uma discordância sobre as medidas necessárias para reestabelecer o reequilíbrio da dívida pública.

Será que a situação conjuntural da economia mostra a superação desta situação econômica? Claro que não! E ainda temos no nosso ambiente uma situação crítica: contamos com um universo de 14 milhões de desempregados e com as dívidas dos estados da União onerando o governo central e instituições públicas.

John Maynard Keynes, famoso economista britânico também lembrou da questão do tempo quando mencionou que no “longo prazo todos estaremos mortos”. O tempo inevitavelmente voa – “tempus irreparabile fugit”.

O artigo 2º da Constituição Federal declara que: “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. Cada um destes poderes age, neste momento, em sintonia com seus tempos e interpondo as suas próprias características e questões peculiares. Estes tempos e características parecem ignorar a estrutura necessária para o ajuste desejável da sociedade e do Brasil. Os poderes aparentam ignorar as necessidades da população.

Também a atual estabilidade econômica não é confortável para a sociedade. Produz um cenário recessivo, como ao manter as elevadas taxas de juros. Não gera uma reversão para uma taxa significativa de crescimento econômico, com valores acima de 1% do Produto Interno Bruto (PIB).

O tempo está passando e caso este fator não seja considerado essencial, a sociedade brasileira pagará um preço maior ao alongar a recessão com os seus indesejáveis efeitos para o país.

Agostinho Pascalicchio é professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutor em Ciências pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo. Mestre em Teoria Econômica pela University of Illinois at Urbana-Champaingn/USA. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo.

O especialista está disponível para comentar o assunto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto