Logo
Imprimir esta página

Brasileiros estão de olho na aposentadoria aos 61

Saúde vem se tronando uma preocupação crescente

As principais preocupações financeiras para os brasileiros são economizar dinheiro para investir e para a aposentadoria. No entanto, os brasileiros veem a economia doméstica como o maior risco para seu futuro financeiro, seguido pelo alto custo de vida. Os cuidados de saúde estão se tornando uma preocupação crescente para os brasileiros. O impacto do congelamento no investimento em saúde, aprovado pelo governo no final de 2016, está aumentando as preocupações sobre os custos de saúde, de acordo com a pesquisa do Global Investor Pulse da BlackRock (NYSE: BLK).

Os brasileiros citaram a aposentadoria como a prioridade financeira mais importante (20%) depois de economizar dinheiro em geral (13%). Dois terços dos brasileiros começaram a poupar para a aposentadoria. Atualmente, 80% estão contribuindo mais do que o montante que são obrigados a colocar na sua aposentadoria proveniente da empresa empregadora, quando consideradas todas as formas de aposentadorias. Enquanto 26% dizem que contribuem apenas com o montante obrigatório para os planos de aposentadoria de trabalho, 8% dessas pessoas estão contribuindo para outros tipos de poupança para aposentadoria também.

Duas vezes mais brasileiros estão poupando por meio de um plano privado do que contribuindo mais para os planos corporativos. Aqueles que começaram a poupar para aposentadoria economizaram, em média, 13% da renda mensal, o segundo maior nível depois de Cingapura

'Embora os níveis de conhecimento e confiança estejam altos, cerca de seis em cada dez brasileiros estão preocupados em viver mais tempo do que suas economias ou em ser um fardo para sua família. Isso pode ser explicado porque há uma grande diferença entre a expectativa do rendimento anual de aposentadoria que esperam e a compreensão sobre o quanto eles precisam economizar para financiar essa renda ', diz Carlos Takahashi, consultor sênior da BlackRock.

Os brasileiros estão dispostos a diversificar suas carteiras

Apesar desse foco na aposentadoria e em estarem demonstrando um maior interesse em investir, os brasileiros ainda detêm grande parte de seus investimentos em caixa, isto é, aplicações líquidas. Os investidores pesquisados têm dois terços (64%) de sua carteira em dinheiro e/ou produtos líquidos, uma queda de apenas 3% desde o último levantamento da BlackRock em novembro de 2016.

No entanto, eles mostraram interesse em considerar outras opções para investir seu dinheiro. Três quartos (75%) dos brasileiros estão abertos a diversificar seu portfólio, o terceiro maior percentual comparado com os outros países (apenas a China e Taiwan têm um percentual maior)

Menos de um quarto (17%) do brasileiro que possuem investimentos em dinheiro ou produtos líquidos não está considerando diversificar os investimentos. Suas principais barreiras para investir são a falta de fundos oferecidos, as preocupações com o risco e a falta de compreensão sobre o universo financeiro.

Os brasileiros também expressaram a importância de se reafirmar em torno da segurança do capital, com 58% afirmando que 'uma garantia de que seu capital está seguro' é um fator chave que os encorajaria a investir mais.

De acordo com a pesquisa da BlackRock, em média, os brasileiros estimam que precisarão de cerca de R $ 70 mil em renda anual para a aposentadoria, mas sua economia antecipada só deve durar alguns anos dentro dos 20 anos que devem viver na aposentadoria.

Uso da tecnologia alinhada a informações para investir

Os investidores brasileiros confiam na tecnologia como a sua principal fonte de informação ao tomar decisões de poupança e investimentos de longo prazo. Atualmente, os canais digitais estão se tornando uma forma de o investidor ter acesso a investimentos. O uso da tecnologia para monitorar investimentos e poupanças para aposentadoria está ajudando os investidores a sentir que tem mais controle sobre o seu dinheiro (46%), de acordo com a pesquisa da BlackRock. Além de dar aos investidores clareza e tranquilidade sobre o desempenho de seus investimentos. Mais de oito em dez (83%) brasileiros veem seus investimentos on-line pelo menos uma vez por mês, um dos níveis mais altos em todo o mundo. Quase um quarto (23%) dizem que isso os incentivou a continuar investindo.

Enquanto poucos brasileiros usam a tecnologia para investir, 71% comprarão um investimento on-line, sendo que mais da metade (55%) desejaria apoio de um consultor financeiro, demonstrando a relação complementar entre tecnologia e conselhos de um profissional. Mais de três quartos considera o uso de robot advisor. Aqueles que consideram o uso dos robot advisor são mais propensos a fazê-lo, com ajuda de um consultor financeiro. Vale a pena mencionar que o uso de robot advisor atualmente é de apenas 3%, mas este é o nível mais alto na comparação com os outros países da pesquisa. 'Os robot advisors irão desempenhar um papel maior, ajudando os consultores financeiros a entregar melhores informações e resultados aos seus clientes de forma mais eficiente', diz Rodrigo Araujo, diretor da BlackRock no Brasil.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto