Brasil, 16 de Agosto de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

CPES lança livro sobre riscos na agropecuária

  • Escrito por  Acontece - Funenseg
  • Publicado em Seguros
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

O título “Manual de Avaliação de Risco na Agropecuária – Uma Guia Metodológico

Importante segmento da economia nacional, a agropecuária é responsável por 33% dos empregos e responde por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o segundo maior exportador de alimentos do mundo.

A agropecuária, no entanto, está exposta a uma série de riscos que podem ser prejudiciais à atividade, como variações climáticas, pragas, enfermidades e ocorrência de fenômenos naturais.

Com o objetivo de apresentar ferramentas e enfoques para análise dos principais tipos de riscos aos quais a agropecuária está exposta e fornecer informações sobre os instrumentos de gestão de risco disponíveis no Brasil, o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, acaba de lançar o livro “Manual de Avaliação de Risco na Agropecuária – Uma Guia Metodológico”.

Fruto de parceria do CPES com o NEA - Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental da Unicamp e o Grupo Banco Mundial, a obra aborda medidas para prevenir o evento adverso, mitigar impactos e enfrentar os efeitos negativos, além de exercícios para melhor compreensão do assunto.

No prefácio, o diretor do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser, afirma que, por conta da importância econômica da atividade agropecuária no Brasil, a gestão de riscos é uma ferramenta urgente. “Este Manual serve como a base para criar conhecimento no setor público e privado sobre o que são os diferentes riscos, como avalia-los e quais são as diferentes estratégias e ferramentas disponíveis para geri-los e reduzir perdas”.

A opinião é compartilhada pelo diretor do CPES, Claudio Contador, que reforça, também no prefácio, a relevância do livro. “O Manual tem um papel importante na discrição e avaliação dos riscos a que o agronegócio está sujeito e como o seguro pode ser inserido e acoplado em medidas preventivas e de mitigação de danos”.

O “Manual de Avaliação de Riscos na Agropecuária – Um Guia Metodológico” pode ser acessado no acervo disponível no site do CPES: cpes.org. Em breve, a publicação estará à venda no www.funenseg.org.br.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::