Brasil,

Abrir uma franquia ou criar minha própria startup?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roger Maia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Devo começar um negócio novo a partir do zero com minha assinatura, do meu jeito, ou me tornar um franqueado de uma rede já experiente no mercado?

Você já deve ter lido um monte de artigos iguais a este. E com certeza já sabe a resposta: optar em ser um franqueado atalhará muito o caminho e será muito mais seguro. Mas e este negócio de startup?

Negócio novo, do zero

Com o mercado falando tanto em startup (empresas inovadoras e apoiadas por capital de terceiros), em como uma empresa fundada por uma ou duas pessoas, logo se torna grande e é vendida por milhões e em alguns casos bilhões; parece fácil fazer isto. Algo como apertar um botão e tudo vai dar certo. Mas, não é assim!

Milhares de startups nascem todo dia e milhares delas também estão morrendo ou a caminho da morte todo dia. Simplesmente porque num primeiro momento, a startup tem apenas que gerar produto, público, que nem sempre é cliente, em número e grande quantidade e só! Geralmente, se a apresentação Power-Point for boa, nos chamados encontros de pitch, que é onde o criador da ideia ou negócio apresenta o projeto para investidores e a ideia e projeto agradar, ainda tem muito dinheiro disponível no mercado. E ele irá 'chover' no caixa do seu negócio.

Mas o tempo passa (e tem passado) e a startup precisa dar lucro, porque os investidores vão querer o ROI (retorno sobre o investimento). E até conseguem, pois a ideia continua boa, tem audiência na mídia, redes sociais: tem público, ainda não são clientes ou são poucos, mas isto não tem importância neste momento. Pois, outros investidores também querem entrar no negócio “promissor”, querem comprar a ideia, entram na startup e injetam mais capital (chamado de alavancagem secundária, terciária e sucessivamente); remunerando assim os primeiros investidores que normalmente saem do negócio com o lucro da alavancagem e não da receita de produtos e serviços propriamente ditos.

Entretanto, este ciclo não é infinito! Haverá um momento que a empresa terá que gerar caixa e ROI por conta própria. Seus produtos e serviços terão que ser lucrativos e só audiência, público, mídia não resolverão. Será necessário ter convertido esta audiência e toda mídia que impulsionou a imagem do negócio, em clientes que comprarão, receber, utilizar e pagar pelos produtos e serviços. E se possível com receita recorrente.

Aí começam os problemas: se a startup não foi bem sucedida, começarão os processos judiciais, as retiradas um a um dos investidores e a empresa definha. E numa última tentativa de ficar em pé, chamam os fundadores inicias, como salvadores da pátria, articulam a mídia em torno disto e tentam alavancar o negócio novamente e corretamente; como deveria ter sido feito no início. Infelizmente poucas vezes isto funciona, na maioria das vezes a empresa, a antiga startup irá de fato sucumbir e sumir do mercado. E alguém ou os derradeiros investidores irão pagar esta conta, a conta da bolha da startup. Algo muito, mas muito similar a bolha da internet em 2000, para quem viveu e lembra disto, entenderá precisamente o que estamos relatando.

Então, abrir um negócio novo a partir do zero, com sua assinatura, seu jeito é fantástico. As startups são ideias maravilhosas, funcionam, tem entidades e organizações, empreendedores, investidores e todo um cluster que tem de fato feito o dever de casa e gerado negócios incríveis. E como tudo na vida e por tabela, também nos negócios; as startups que tiverem bases sólidas como, plano de negócio “pé no chão”, plano estratégico de rentabilidade desde o início e feitas para durar; irão vingar e ter muito sucesso; como também temos visto isto, na mídia. Mas, como citou Rolim Amaro, fundador da TAM Linhas Aéreas, há vários anos e isto ainda verdade: “Nos negócios, nada substituí o lucro!”.

Desta forma, sendo startup ou qualquer outro nome que você queira dar ao seu novo empreendimento próprio; existirão todos os riscos deste novo negócio, mercado, concorrência, perecividade de produtos e serviços, necessidade de capital, ROI e a própria criação e perpetuação da lucratividade necessária, para a sobrevivência e expansão.

Como CEO de uma Rede de Franquias, a Vilesoft, que faz software de gestão empresarial no Brasil há mais de 30 anos e utiliza há mais de 10 anos o modelo de franquias para expansão; sou suspeito de afirmar; mas contra fatos e números não há argumentos: portanto, analisando tudo isto que apresentamos, numericamente e sem nem mesmo falar psicologicamente e principalmente, considerando a grande efemeridade dos tempos atuais; optar por ser um franqueado de uma Rede de Franquias já estabelecida com clientes, negócios, modelos de gestão e padronização, é sem qualquer sombra de dúvida, o melhor negócio!

E há redes em que toda a sua criatividade, espírito de empreendedorismo e desejo de se sentir 'owner' do negócio; além de o que essenciais serão muito valorizados. E anos após anos, as franquias no Brasil continuam a crescer. E mesmo em tempos de crises, são os negócios que apresentaram menor degradação e ainda expansão, na maioria dos setores que operam.

Já são milhares de redes credenciadas à ABF - Associação Brasileira de Franquias, que chancela qualidade, documentação e propaga a cultura do Franchise nestas redes. Gerando assim também, franquias para todo gosto, aptidão e capital.

Sem sombra de qualquer dúvida, investir em uma franquia é muito mais seguro do que alçar voo solo a partir do zero.

E a melhor oportunidade para ter certeza disto, conhecer e escolher a franquia que melhor se adéqua ao seu perfil, é visitar a maior feira de franquias que acontece nos dias 21 a 24 de junho de 2017 no Expo Center Norte - Pavilhões Branco e Azul - São Paulo - SP – Brasil. Lá você conhecerá as principais redes de franquias do Brasil. Poderá ver de perto e falar com os franqueadores frente a frente. Aproveite, isto tem ocorrido somente uma vez por ano nos últimos 26 anos.

Pense nisto e sucesso em seu novo empreendimento!

Sobre o autor:

Roger Maia: É Mestre em Educação pela UEMG, Especialista em Sistemas de Informação pela UFMG, MBA em Gestão Empresarial pela FACED e graduado em Ciências pela FUOM. Professor universitário, pós graduação e é CEO da Rede de Franquias Vilesoft, que produz softwares e soluções para gestão empresarial há mais 30 anos no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar