Brasil,

Sustentabilidade como diferencial competitivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ALESSANDRA CURADO
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ante a urgente escassez dos recursos naturais, grandes corporações entendem que a adoção de práticas sustentáveis são investimento prioritário

A cada ano gastamos mais recursos naturais do que a natureza consegue repor. É o que constata a Global Footprint Network, uma organização internacional que anualmente calcula o “Dia da Sobrecarga da Terra”, momento quando a população do planeta gasta mais recursos da natureza do que a Terra é capaz de repôr num ano inteiro. É como se entrássemos no cheque especial do meio ambiente e, segundo a entidade, estamos entrando cada vez mais cedo no vermelho. No ano passado essa data chegou no dia 8 de agosto, quase na metade do ano, em 2015 foi em no dia 13 de agosto, em 2014 no dia 19 agosto.

Apesar da falta de conscientização da população, grandes corporações começam a perceber que a adoção de ações sustentáveis não podem ser uma política somente de marketing social, elas devem são um investimento estratégico e um diferencial competitivo, que agrega valor a produtos e serviços. Maior construtora residencial da América Latina, a MRV Engenharia é exemplo do investimento em sustentabilidade. Neste ano a construtora vai lançar 30% de todos os seus projetos com energia fotovoltaica, oferecendo energia limpa para os seus clientes. A meta é que em cinco anos, 100% de seus imóveis tenham eletricidade fotovoltaica.

Presente em 140 cidades brasileiras, entre elas Goiânia, a preocupação da empresa com a sustentabilidade já começa na gestão dos canteiros de obras, onde existe um sistema para reaproveitamento da água da chuva e da lavagem das betoneiras, este último desenvolvido em um sistema de decantação. A gestão de resíduos também é aplicada, possibilitando a segregação correta dos resíduos, descarte adequado e possível reutilização.

Certificações

Tais práticas fizeram com que a empresa lançasse no final de 2015 o selo Obra Verde, que certifica práticas sustentáveis durante a fase de construção do empreendimento, assegurando, por exemplo, o uso de madeiras de reflorestamento certificadas, de telhas translúcidas em áreas de convivência para reduzir o consumo de energia e da gestão adequada de resíduos. Todas as obras iniciadas a partir da criação do selo atendem aos critérios estipulados. Segundo Raphael Paiva, diretor regional de produção, todas as obras da construção na Grande Goiânia já possuem o selo.

“Todos nossos operários e engenheiros são capacitados para desenvolver essas práticas no dia a dia do canteiro, o que nos traz um ganho social e econômico muito grande, uma vez que otimizamos ao máximo os recursos para a construção e reduzimos muito, o impacto causado pelo empreendimento”, afirma Raphael.

Também no final de 2015 a empresa criou o selo MRV + Verde, que certifica o empreendimento que atender à 17 recomendações obrigatórias, como a realização de melhorias no entorno, instalação de coleta seletiva e dispositivos de economia de água e energia. Na Grande Goiânia, os oito empreendimentos já lançados pela construtora contam com essa certificação. “Já faz parte da conduta da companhia investir em ações que ofereçam melhoria da qualidade de vida não só dos seus clientes, mas de todos os moradores das regiões onde a empresa atua. Nos orgulhamos desse trabalho que contribui imensamente com o meio ambiente”, ressalta Raphael Paiva.

Índice de sustentabilidade

Em 2017 a empresa foi aprovada para integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. As empresas listadas no ISE são reconhecidas por sua governança corporativa, boas práticas ambientais e sociais, sustentabilidade do negócio e produtos. Segundo o presidente da MRV Engenharia, Rafael Menin, ao longo da história da companhia sempre houve o empenho na implementação de ações que minimizam o impacto ambiental das obras da construtora, buscando soluções para entregar moradias mais sustentáveis, direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Confira a seguir algumas práticas sustentáveis adotadas pela MRV Engenharia

Reuso de água - A construção de um edifício consome muita água, por isso há quatro anos, a MRV Engenharia adota métodos que possibilitam o reuso de água nos seus canteiros de obras. Com esses processos de reutilização, no ano de 2016, foram economizados mais de 73 mil m³ litros de água, o equivalente ao volume de 29 piscinas olímpicas. O reuso de água nos canteiros ainda representou uma economia de R$ 268 mil para a companhia.

- Reaproveitamento de água pluvial – captação, por meio de calhas, e reutilização das águas da chuva. O líquido é armazenado em reservatório e é utilizado no sistema construtivo do empreendimento, para lavar área de convivência, refeitório e barracões de armazenamento de materiais;

- Reutilização da água que é usada para lavar as betoneiras (máquina para mistura de concreto) – Abadio Frutado explica que o equipamento precisa ser lavado todos os dias e que o líquido residual é escoado para três tanques montados em sistema de declividade. O 1º tanque é para a decantação da sujeira, o segundo para filtragem do líquido (em sistema de areia e pedra) e o terceiro e último é para armazenar a água limpa e pronta para ser bombeada novamente.

Nas obras, também foram implantadas a reutilização das águas cinzas, provenientes dos lavabos nos banheiros. O líquido percorre uma tubulação que leva a água diretamente para os mictórios no banheiro masculino, assim não há necessidade de acionar o jato d’água constante.

Plantio de árvores - A construtora plantou, somente no primeiro trimestre deste ano, cerca de 37 mil árvores durante, o equivalente a área de 24 campos de futebol. O dado é correspondente a 32% da meta de plantar 110 mil mudas em 2017. Só na regional Centro Oeste, foram 1800 árvores. Em quase sete anos da iniciativa, a MRV Engenharia plantou 823 mil árvores. A empresa também fica responsável pela realização da manutenção de árvores em áreas públicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar