Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Detran/RS mapeia locais com mais acidentes envolvendo motos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Detran/RS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

BR116 em Canoas e Camaquã, Av. Presidente Getúlio Vargas em Alvorada, RS118 em Sapucaia do Sul, RS040 em Viamão e RS239 em Sapiranga. Esses são os locais no Estado em que mais de 40% dos acidentes fatais envolvem motociclistas. O Detran/RS mapeou os trechos críticos, analisando dados de 2010 a 2016. O estudo foi apresentado na segunda reunião do Grupo de Trabalho sobre Motociclistas, realizada nessa segunda-feira (22) na sede do Sest Senat, em Porto Alegre.

Foram 4.168 acidentes fatais envolvendo motociclistas no Estado de 2010 a 2016, ou 34% do total de 12.279 acidentes fatais no período, sendo que as motos representam hoje 17,6% da frota do Estado. Os dez municípios com maior número de acidentes com motociclistas coincidem com as maiores frotas e concentram 33% do total do Estado. Porto Alegre, Pelotas, Caxias, Rio Grande, Canoas, Santa Maria, Novo Hamburgo, Gravataí, Viamão e São Leopoldo registraram 1.369 acidentes com motos.

Em 13 municípios do Estado, as ocorrências envolvendo motos são mais de 40% do total de acidentes com mortes. Em pelo menos duas cidades, são mais da metade dos acidentes, chegando a 56% em Pelotas e a 50,2% em Novo Hamburgo (detalhamento dos números na apresentação em anexo).

Fatores de risco

As colisões somaram 63,6% dos acidentes fatais envolvendo motocicletas. Os finais de semana concentraram 40% dos acidentes, sendo que nas sextas-feiras já se verifica um aumento em relação aos dias da semana. As noites concentram o maior percentual de acidentes envolvendo motocicletas, e nas madrugadas de sábados e domingos tem-se 70% de incremento em relação às demais madrugadas.

Grupo de Trabalho

A partir do diagnóstico, o GT se dividirá em três subgrupos para estudar ações de enfrentamento desses problemas. Serão trabalhadas questões como a formação do condutor, relações trabalhistas, acidentalidade e sensibilização do público. O subgrupo Legislação e Profissionalização debaterá a regulamentação das atividades de motofretistas e mototaxistas no Estado. O subgrupo Formação e Qualificação vai debruçar-se sobre a formação dos motociclistas, propondo reformulações. Também caberá a esse grupo estudar a qualificação do motociclista profissional e das relações trabalhistas. O grupo de Estatística e Comunicação deverá produzir estudos sobre acidentes com motocicletas, fomentar pesquisas, fazer a divulgação das atividades do GT e produzir campanhas publicitárias.

O grupo de trabalho (GT) instituído pelo Detran/RS é composto por órgãos de trânsito, sindicatos patronais e de classe, Justiça do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Com experiências positivas em grupos de trabalho voltados aos ciclistas e aos transportadores, o Detran/RS acredita que novo esforço interinstitucional, desta vez centrado neste público, poderá trazer resultados práticos para a redução dos acidentes. A próxima reunião ocorrerá durante a Transposul, entre 27 e 29 de junho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar