Brasil,

Nove dicas para as empresas prevenirem-se contra incêndios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Barbizan
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Nove dicas para as empresas prevenirem-se contra incêndios

O fogo pode causar prejuízos inestimáveis para as empresas, sendo que algumas dessas perdas nunca serão recuperadas; prevenção é sempre a melhor escolha

São Paulo, maio de 2017 - Você já parou para pensar nos riscos relacionados a incêndios em empresas de todos os portes? Essa é uma preocupação cada vez mais frequente entre as companhias, que já tomaram consciência de que precisam estar preparadas para proteger tanto a vida dos colaboradores e moradores do entorno quanto de seu próprio ambiente e ativos.

Dados do Instituto Sprinkler Brasil mostram que, no primeiro semestre de 2015, os registros de incêndio no País aumentaram 33%; desses, 31% ocorreram em edifícios comerciais. “Atualmente, existem muitas tecnologias que podem ser utilizadas na prevenção desse tipo de sinistro”, afirma Ricardo Machado, diretor de Sistemas Especiais da Engemon.

No caso de Data Centers, onde existe “alto valor” agregado em equipamentos, é comum encontrarmos sistemas de supressão por gás e também detectores “precoce” de fumaça. Certamente, são as tecnologias mais avançadas de prevenção atualmente disponíveis para este cenário. Como exemplo, temos o fluido Novec 1230.

“Trata-se de uma tecnologia que não danifica os componentes eletrônicos, mas, tão importante quanto isso, enquadra-se nas normas ambientais”, explica Machado. Segundo ele, o fluido Novec funciona integrado em um sistema de detecção que basicamente opera em três etapas: a detecção (geralmente uma dupla checagem), o alarme e a autorização para descarga do gás, ou seja, combate ao incêndio. Após a confirmação do sinistro e consolidada as regras para descarga, em dez segundos, o fluido Novec 1230 estará, em forma de gás, em todo ambiente a ser protegido atuando no combate ao fogo.

Um incêndio pode causar prejuízos inestimáveis para as empresas, sendo que algumas dessas perdas nunca serão recuperadas. A prevenção é sempre a melhor escolha”, diz o executivo.

Veja dicas do especialista para prevenção de sinistros:

- Com base nas normas e instruções técnicas disponibilizadas por órgãos reguladores, realize checagens, manutenções preventivas e corretivas nos extintores, portas corta-fogo, hidrantes, rotas de saída, sistemas de detecção de fumaça, chuveiros automáticos e sistemas de supressão por gás. Tudo deve ser muito bem, documentado, sinalizado e com uma brigada de incêndio sempre bem treinada e pronta para agir em caso de emergência;

- Não deixe produtos químicos ao seu redor. Coloque os materiais inflamáveis, como os produtos de limpeza, em recipientes próprios e identificados, longe de locais com probabilidade de surgimento de incêndio, como painéis e fiações elétricas;

- Nunca deixe os fios dos computadores embaixo de carpetes ou tapetes e procure sempre tirar da tomada os aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizados;

- Não abuse do plugue benjamim (T) e não faça reparos improvisados. Sempre que não souber como manusear, contate um profissional;

- Não obstrua o acesso aos corredores de passagem de emergência e escadas com objetos diversos. Os corredores precisam estar livres para serem utilizados em caso de sinistro;

- Não permita que as pessoas fumem perto de produtos inflamáveis. O ideal é criar ambientes adequados para os fumantes;

- Obedecer a sinalização de não fumar é um ato de inteligência. Fume apenas nos lugares permitidos;

- Mantenha os extintores com carga de água longe dos equipamentos energizados e tenha certeza que os extintores estejam posicionados de acordo com a classe de incêndio a ser combatido.

- Somente as pessoas treinadas devem manusear extintores. Lembre-se: os extintores de água podem fazer com que as chamas espalhem-se e, com isso, o fogo poderá tornar-se incontrolável.

Os primeiros minutos são os mais importantes no combate aos incêndios. Quanto mais as ações demorarem a serem tomadas, maiores as chances de que ele fique incontrolável.

Sobre a Engemon

Fundada em 1990, a Engemon é uma empresa brasileira especializada em engenharia civil e elétrica, sistemas especiais e de TI, que atua em todo o território nacional no planejamento e implantação de soluções para projetos de infraestrutura, construção de data center, sistemas de automação e gerenciamento e soluções integradas. Com oferta multidisciplinar de serviços e foco em excelência, a empresa atende a todas as áreas da engenharia dentro do conceito de sofisticação, tanto em projetos e obras, quanto nos detalhes de design de interiores.

Com o intuito de atender ao crescente mercado de tecnologia, foi anunciada a abertura da Engemon IT. Seu objetivo é tornar-se uma das maiores integradoras de tecnologia de Brasil nos próximos anos, oferecendo o que há de mais inovador para seus clientes.

A Engemon certifica-se anualmente junto às principais normas e sistemas de gestão de qualidade, como a Leed Green Associate, Green BuildingCouncil Brasil e UptimeInstitute, e é uma das poucas empresas do setor que possui, ao mesmo tempo, as certificações ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000. Com cerca de mil funcionários em todo o Brasil, a Engemon tem sede na cidade de São Paulo e filiais em Belo Horizonte (MG) e Espirito Santo (ES)). Para mais informações, acesse o website da empresa: www.engemon.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar