Brasil,

Grandes indústrias resistem, mas digitalização dos negócios é iminente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Just
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A transformação digital tornou-se um elemento crítico no mundo corporativo

As adaptações para satisfazer as necessidades tecnológicas atuais em torno de criação, gerenciamento, análise e consumo dos produtos digitais são conhecidas como transformação digital e vem revolucionando a maneira como as companhias e seus produtos interagem com colaboradores e clientes. Esse movimento aumenta a inserção de novas tecnologias nas empresas, promove a conectividade e reduz erros humanos.

A indústria, que já passou por vários ciclos de automação, vive a expectativa de sofisticar ainda mais as máquinas e suas funcionalidades. Em uma pesquisa realizada pela Progress, empresa de tecnologia, 86% dos executivos acreditam que suas organizações têm menos de dois anos para digitalizarem os negócios, antes que sofram perdas financeiras e de competitividade.

É notável que há uma certa ansiedade por parte das companhias quando se trata de adotar essa tendência, uma vez que muitas delas temem que já possa ser tarde demais. A transformação digital tornou-se um elemento crítico no mundo corporativo, que já atinge a maioria dos setores e que deve provocar profundas mudanças na face da economia global, ainda mais durante a próxima década.

Resistência às mudanças é o maior desafio

Apesar de sua importância, a implementação de novas tecnologias tem muitos desafios a serem enfrentados. O maior deles, hoje, está na a barreira cultural e na forma como as empresas estão organizadas, seus processos, a estrutura organizacional, e as preocupações com grandes mudanças. Os executivos têm medo de modernizar a infraestrutura de suas empresas, por conta de dogmas difíceis de derrubar.

O conceito de Open Source (código aberto), por exemplo, ainda sofre para entrar em grandes corporações. Alguns diretores de companhias que crescem anualmente optam por arriscar menos, e seguem a filosofia de “não mexer em time que está ganhando”. Ou seja, preferem garantir um crescimento mínimo do que apostar em um grande resultado. Felizmente, com novos profissionais assumindo os cargos de liderança, essa realidade vem mudando, ainda que lentamente.

Inovações terão papel fundamental nas decisões

O conceito de indústria 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura, já está impulsionando a modernização de companhias de todos os tipos. Essas inovações têm papel fundamental na coleta e análise de dados, execução de tarefas mais simples e na entrega de informações que auxiliam nas tomadas de decisões. Porém, apesar do foco crescente na sofisticação das máquinas, a humanização nas operações continuará sendo necessária.

Esse momento de transição pede por soluções "produtizadas" que possam ser rapidamente adaptadas para diferentes contextos. É inviável pensar em projetos que levam meses ou anos para conseguir implementar tecnologias que otimize as decisões dos gestores. Muitas startups e grandes empresas têm apostado no desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial, deep learning, e machine learning, a fim de otimizar a força de trabalho. Com tantas novidades no que diz respeito a produtos, serviços e processos, será necessária uma mudança de perfil de profissionais e consumidores para lidar com essa nova indústria.

*Rafael Cichini é CEO da Just, especializada no desenvolvimento de produtos digitais, há 8 anos entregando software, soluções pioneiras e consultoria para auxiliar empresas nos desafios para uma transformação digital


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar