Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O hábito não me deixa inovar?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eleno Mendonça
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ana Flávia Corujo

Tudo na vida é uma questão de hábito. Existem estudos que comprovam que se fizermos determinada atividade por quarenta dias seguidos ela vira um hábito. A resistência a certas coisas pode ser cultural, falta de conhecimento, um não gostar, ou falta de hábito mesmo. Somos resistentes ao que desconhecemos - inclusive por hábito.

E quando entramos no mundo dos negócios e nos deparamos com os processos? Eles são desenhados, formalizados, documentados e, muitas vezes, auditados,para se tornarem um hábito.Eu confesso que não gosto muitode seguir processos, mas reconheço que quando eles são bem estruturados e inovadorestornam-se necessários para que uma empresa funcione e consiga atingir seus resultados e crescer sem grandes dores.

Mas aí que está o X da questão: os processos são necessários, mas precisam ser inovadores. Eles precisam automatizar, mas também digitalizar. A melhoria deveser continua. Não podemos serimutáveis. É preciso que os processos evoluam por meio das novas tecnologias que são lançadas a todo tempo no mercado. É preciso mudar constantemente nossos hábitos.

Podemos comparar os processos engessados à revolução industrial, extremamente marcada pelas máquinas, que reforça o trabalho alienado.Alienação é estar alheio a algo. Processos engessados limitam a criatividade das pessoas e, consequentemente, a inovação.

É por isso que a palavra disrupção está tão na moda.Ela é tão para frente que nem consta nos corretores automáticos - o que reforça de forma metafórica, ou não, ainda mais minha teoria. Não inovamos, por puro hábito. Assim como nós, as empresas podem escolher se preferem ficar do lado de cá ou de lá.

Um exemplo prático é a questão da formalização de contratos usando papel e caneta. O que tem de errado nisso? Nada. Mas é só um hábito, porque é possível fazer diferente. E algumas empresas já estão fazendo. Elas adotaram o Certificado Digital como caneta e substituíram o papel por um arquivo digital. Os ganhos? Celeridade, redução de custos, inovação e...mudança de hábito.

Enquanto algumas companhias ainda mantêm seus processos mesclando o físico com o digital - a atividade começa com a redação de um texto no Word, mas termina com o documento sendo impresso para a assinatura -, outras investem em mobilidade e sustentabilidade, mudando hábitos e inovando seus processos. Elas começam e terminam um fluxo de uma formalização de um contrato no meio eletrônico. Sem custos com impressão, deslocamentos, manuseio e armazenamento.

A mudança é radical, mas é simples. Faça uma pesquisa na internet e veja os resultados. Digite "Como assinar um documento com o Certificado". Se não encontrar a resposta, me escreva, que eu te explico. Garanto que é fácil.

A dica que dou depois de dar essa volta na roda gigante é: mantenha os hábitos positivos, aqueles que trazem equilíbrio e que nunca vão sair de moda. Mude os hábitos que você nem se lembra porque os tem. Faça como uma criança, pergunte e entenda os porquês. Talvezpor isso elas naturalmente crescem.

Ana Flávia Corujo é Gerente de Alianças Estratégicas da Certisign


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar